Filip Calixto   |   26/07/2024 16:07
Atualizada em 27/07/2024 13:53

Embratur e Sebrae lançam campanha de promoção na Olimpíada de Paris

Ação será realizada na Casa Brasil, na capital parisiense, neste sábado (27)

Divulgação/Embratur
Uma das peças divulga o Rio de Janeiro (RJ) com referências ao vôlei de praia
Uma das peças divulga o Rio de Janeiro (RJ) com referências ao vôlei de praia

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, lançam, neste sábado (27), a nova campanha de promoção internacional do Brasil na Europa. O evento, que contará com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, acontece durante os Jogos Olímpicos, na Casa Brasil – espaço em Paris que receberá atletas e ex-atletas brasileiros, autoridades e visitantes de todo o mundo.

Durante o ato, será apresentado o vídeo "Juntos Somos Imbatíveis", parte da campanha de mobilização pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa do governo brasileiro na presidência do Brasil no G20 – fórum de cooperação econômica internacional.

O vídeo conta com a participação de mais de 20 atletas olímpicos e paralímpicos e será usado para aumentar o engajamento pela causa até a Cúpula de Chefes de Estado do G20, em novembro, quando ocorre o lançamento oficial da Aliança Global.

A campanha de promoção do Brasil na Europa é uma parceria entre Embratur e Sebrae e terá o slogan "Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha". O conceito, com temática esportiva inspirada nos Jogos Olímpicos, é de que nos destinos brasileiros os turistas sempre saem ganhando com as paisagens exuberantes, a hospitalidade dos brasileiros, as amizades feitas no país e as experiências únicas.

PANROTAS/Alex Souza
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Uma das peças divulga o Rio de Janeiro (RJ) com referências ao vôlei de praia e ao futebol feminino, passeando por praias da região e ícones como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Já o convite a Pipa (RN) destaca o surfe nas praias paradisíacas. Outra localidade, Jericoacoara (CE), encanta com as dunas, cenário ideal para os praticantes de kitesurfe. Há ainda o Rio Tapajós, no Pará, no coração da Amazônia.

As peças publicitárias serão veiculadas entre os dias 27 de julho e 31 de agosto em mídias diversas, como TV, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas, táxis e estações de metrô de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.

O objetivo da campanha, conforme explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é aumentar as receitas e o número de turistas europeus no Brasil.

"Vamos aproveitar que o mundo está olhando para os Jogos Olímpicos para convidar esses turistas a viverem experiências únicas no nosso país e mostrar que somos a terra da natureza, do turismo de aventura e dos esportes, preocupados com o meio ambiente e com a sustentabilidade, que são temas importantes para nós e para o mercado europeu", diz Freixo.

"O fortalecimento do turismo no Brasil é o fortalecimento da economia, é desenvolvimento, é geração de emprego e renda. O governo Lula já bateu o recorde de receitas com o turismo internacional no ano no ano passado, superando o ano de 2014, quando sediamos a copa do mundo. Seguimos trabalhando muito para bater novo recorde neste ano"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Relevância da Europa para o Turismo no Brasil

O mercado europeu é um dos principais emissores de turistas aos destinos brasileiros. Em 2023, o Brasil foi o destino de longa distância mais procurado pelos turistas de Portugal, com 182.463 desembarques, registrando aumento de 21,85% em relação a 2022. O cenário também é positivo em relação à Alemanha.

O Brasil foi o 3º destino com maior volume de viagens dos alemães para a América Latina em 2023, sendo o 1º destino da América do Sul. Foram 158.582 alemães visitando os destinos nacionais, atrás apenas de países europeus como Portugal e França – um incremento de 31,42% de viajantes em relação a 2022.

O Brasil foi, ainda, o principal destino de viagem do Reino Unido para a América do Sul. O volume de viagens ao Brasil cresceu 48,15% em relação a 2022, com 130.239 britânicos em terras brasileiras.

Esta é a segunda vez consecutiva que a Embratur lança a campanha de promoção do Brasil para os europeus na França, historicamente o país que mais envia turistas aos destinos brasileiros. A estratégia de reaproximação com o mercado francês – de 2019 a 2022 a promoção no país europeu foi interrompida – tem dado certo. Em 2023, 187.559 viajantes da França desembarcaram no Brasil, contra 130.910 do ano anterior, registrando alta de 43%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados