Olimpíada de Paris começa hoje! Cidade espera 15 milhões de turistas
Deste total, são esperados 1,5 milhão de estrangeiros, colaborando para de mais de 10% na alta de gastos
A Olimpíada de Paris 2024 tem início nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30 (de Brasília), com a cerimônia oficial de abertura a ser realizada no Rio Sena, passando por Torre Eiffel e por outros grandes atrativos icônicos da capital parisiense. Ao todo, 10,5 mil atletas vão participar do desfile divididos em quase 100 barcos.
Além deles, Paris espera um total de 15 milhões de turistas apenas durante o período dos jogos. Deste total, 1,5 milhão é de estrangeiros, colaborando para um aumento de mais de 10% nos gastos dos viajantes. Estes e mais números sobre a Olimpíada no Turismo de Paris fazem parte de um relatório da Allianz Trade.
Segundo o estudo “Olympic Games: The economics of hosting the biggest sporting event in the world”, a França deve registrar um aumento de 6% no número de visitantes anuais, chegando a 95,2 milhões de turistas, o que seria um recorde histórico para o próprio país. A capital Paris receberá o maior número de visitantes.
Aumentos dos gastos entre os turistas
Com o aumento considerável de turistas durante o período dos Jogos, o evento terá um impacto econômico muito positivo para o país, com todos os setores se beneficiando do aumento da demanda. O estudo mostra que cerca de US$ 224 bilhões serão gastos no país este ano em setores diretamente relacionados ao turismo, dos quais US$ 80 bilhões sendo gastos apenas por viajantes internacionais (+10,5%)
Impacto na hotelaria
A hospedagem tende a representar 43% do total de gastos turísticos, seguida pelo transporte (21%). Enquanto o setor de hospitalidade deve encontrar preços adequados que não afugentem os visitantes, o transporte aéreo e o terrestre devem organizar a logística para satisfazer as expectativas dos visitantes quanto à mobilidade.
O estudo destaca que a França oferece uma ampla variedade de hotéis para todos os tipos de orçamentos, mas recentemente os mais procurados foram os hotéis três estrelas (39% das reservas) e quatro estrelas (25%). A oferta é tão diversificada que, mesmo nos meses mais visitados do ano (junho, julho e agosto), a taxa de ocupação hoteleira nunca ultrapassou os 75%.
Para efeitos de comparação, a taxa de ocupação de Tóquio em 2021 - impactada pela pandemia - foi de apenas 40% durante os Jogos Olímpicos. Os economistas acreditam que a taxa na França pode chegar a 78% neste verão europeu, mas limitada pela alta de outros tipos de acomodação, como locação de apartamentos e quartos.
Conectividade aérea
O estudo aponta ainda que, de uma lista de 100 países, a França ocupou o sétimo lugar em 2023 no índice de conectividade aérea (vs. 9º lugar em 2019), de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o que significa que o país tem hoje uma melhor conexão com o resto do mundo do que antes.
No entanto, a capacidade dos aeroportos e do staff será testada. No verão de 2023, 41,6 milhões de pessoas desembarcaram nos maiores aeroportos da França, o que representou um aumento de 9,4% em relação ao nível registrado no verão de 2022, mas ainda 7% abaixo do nível de passageiros recebidos no verão de 2019.
O legado dos Jogos Olímpicos
O estudo informa ainda que o país deve continuar florescendo no período pós-Olimpíada, dado que os Jogos têm a expectativa de contar com uma audiência global de 4 bilhões de pessoas, o que pode aumentar o interesse pela França. O estudo mostra que o número de turistas em 2025 e 2026 pode aumentar em 3,5% e 4,2%, respectivamente, atingindo um recorde de 103 milhões de turistas até lá.