Fenactur apoia ação conjunta de Sindetures em prol do PERSE
Sindicatos Estaduais buscam mandados de segurança contra a revogação do programa
A Fenactur (Federação Nacional de Turismo) assumiu um papel de coordenação, apoio e financiamento para um conjunto de ações de Sindetures (Sindicatos Estaduais de Turismo) na direção de pedirem a manutenção do PERSE em uma ação judicial conjunta. As medidas foram impetradas via mandados de segurança contra a revogação do projeto.
Essa ação, conforme comentam os sindicatos, visa contestar atos ou decisões que possam afetar os interesses do setor de Turismo e garantir que os direitos entendidos como legítimos sejam protegidos.
O PERSE foi instituído pela Lei no 14.148/2021, com alteração dada pela Lei no 14.592/2023. O programa, lembra a Fenactur, trouxe regras fiscais destinadas ao setor de eventos e Turismo para compensar os efeitos das medidas de isolamento durante a covid-19.
Um dos principais pontos era o estabelecimento da alíquota 0% para os tributos federais (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins) pelo prazo fixado de 60 meses.
"A decisão do governo federal em encerrar antecipadamente o programa, afeta drasticamente o planejamento e compromissos das empresas que confiaram na legislação e cumpriram os requisitos para usufruir do PERSE durante os cinco anos", afirma o presidente da Fenactur, Aldo Arthur Siviero.
Neste momento, vários Sindetures já entraram com as ações, aguardando julgamento, entre eles estão:
- São Paulo, (já com liminar favorável)
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Espírito Santo
- Sergipe
- Pará