Assertividade na promoção é meta da Embratur para 2024
Mariana Aldrigui, da Embratur, falou sobre estratégias para 2024 em reunião com líderes da Resorts Brasil
Com metas de longo prazo já traçadas, tanto na busca por manutenção de orçamento como também nos índices de turistas internacionais atraídos para o Brasil, a Embratur já tem também um detalhamento da estratégia que deve guiar a conduta e as ações da agência no próximo ano.
A ideia principal da agência responsável por promover o Turismo do Brasil no Exterior é, depois de já identificadas de onde vêm as principais oportunidades, ser assertiva nas ações fortalecendo a comunicação e a imagem do País.
"Agora é o momento de ter clareza do que promover e para quem", apontou a gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui. De acordo com ela, dentro da estrutura da agência há equipes desenhando ações de divulgação dos destinos brasileiros para públicos com tendência a conhecer o nosso país.
Para aumentar a aceitação do Brasil junto a esse públicos e explorar outros mercados, a agência vai buscar também fortalecer a comunicação sobre temas como sustentabilidade e diversidade - sobretudo sublinhando o afroturismo nacional -, além de utilizar a imagem internacional do presidente Lula.
Embratur e os resorts brasileiros
Mariana falou sobre o momento da agência e do Turismo nacional em uma reunião com gestores comerciais de resorts brasileiros realizada ontem (24), em São Paulo. Em sua participação na Jornada Resorts Brasil, a executiva apontou ainda o que considera os principais desafios para o segmento na atualidade. São eles:
- Ampliação de visitas
- Descentralização
- Conectividade
- Qualificação dos Serviços
- Sustentabilidade
Para os resorts especificamente, considerando as peculiaridades e o formato de negócio para atrair novos clientes, a gerente da Embratur fez algumas recomendações de atitudes que podem ser eficazes para aplicação imediata. As principais são:
- Comunicação clara e abrangente
- Presença multicanal e sempre disponível
- Parcerias na comercialização
- Viabilidade (acesso e preço)
- Uso constante de dados próprios
Vale lembrar que Resorts Brasil e Embratur têm, em vigência, um acordo que colocará em funcionamento uma série de ações de promoção das propriedades associadas à organização, na busca pelo aumento da presença do turista internacional. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação em feiras e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.