Beatrice Teizen   |   10/10/2023 12:27
Atualizada em 10/10/2023 12:30

1ª aeronave da FAB chega em Israel para resgatar brasileiros

Avião modelo KC-30 tem capacidade para transportar até 238 passageiros


Divulgação/FAB
KC-30 da Força Aérea Brasileira comporta até 238 passageiros
KC-30 da Força Aérea Brasileira comporta até 238 passageiros

Na manhã desta terça-feira (10) chegou em Tel Aviv, em Israel, a primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) em um esforço para repatriar brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil após ataques do Hamas e de outros grupos armados no último fim de semana. As informações são da CNN Brasil.

O avião, de modelo KC-30, que saiu do Rio Grande do Norte na segunda-feira (9), partiu de Roma, na Itália, às 6h42 (horário de Brasília) de hoje. No retorno, ele seguirá diretamente para Brasília e o pouso no Brasil está programado para 1h (horário de Brasília) da quarta-feira (11).

A aeronave tem capacidade para transportar até 238 passageiros, de acordo com a FAB. Os candidatos à repatriação devem seguir critérios de prioridade: em um primeiro momento, residentes no Brasil sem passagem aérea serão priorizados.

Cerca de 2,2 mil pessoas haviam sinalizado interesse pelo resgate, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, segundo o ministério. Fontes do governo afirmam que, nesse número, há 25 brasileiros que estão em Gaza, aponta o veículo.

Como as fronteiras estão fechadas, o governo brasileiro está em contato com a embaixada no Cairo, capital do Egito, para tentar a retirada do grupo que está em Gaza pelo país.

O Itamaraty recomendou que todos que possuam passagens aéreas, ou que possam comprá-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.

A segunda aeronave da FAB também decolou ontem de Brasília, às 16h20, levando cinco médicos, dois enfermeiros e um psicólogo. O avião está a caminho de Tel Aviv, com previsão de um voo de 11h30 de duração, segundo a FAB.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados