Filip Calixto   |   15/09/2023 15:25

Roberto de Lucena faz balanço de 8 meses à frente do Turismo de SP

Secretário apresentou números, programas do setor, avaliação das ações e metas da Setur-SP

Celso Silva/Setur-SP
Roberto de Lucena, secretário de turismo do Estado de São Paulo, avalia sua gestão nos oito primeiros meses
Roberto de Lucena, secretário de turismo do Estado de São Paulo, avalia sua gestão nos oito primeiros meses

Atendendo o convite de deputados estaduais, o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, compareceu à Comissão Permanente de Turismo da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Na ocasião, ele fez uma prestação de contas da sua gestão na pasta ao longo desses oito primeiros meses do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Com o tema "Turismo, um bom negócio para São Paulo", o secretário Lucena apresentou a atuação da Setur-SP e ressaltou resultados alcançados no período. Alguns deles são:

  • Turismo como responsável por 10% do PIB do estado de São Paulo;
  • Ativação de 52 setores econômicos;
  • Geração de 2,3 milhões de empregos.

"Já sabemos que o Turismo é um ambiente virtuoso de desenvolvimento. Temos aqui a melhor infraestrutura; as melhores estradas do País; o maior porto e hub aeroportuário da América Latina; os três maiores aeroportos do Brasil, além de mais de 30 regionais; e somos o maior emissor e receptor de turistas do País", disse o secretário.

Lucena também chamou atenção para o desempenho do setor hoteleiro, com um aumento de 4,2% na ocupação média em todo o Estado no primeiro semestre em relação a 2022, com destaque para a Mantiqueira (média de 53,8% de ocupação no semestre) e Interior (54,6%).

Sobre os resultados da atividade turística no feriado prolongado de 7 de setembro, por exemplo, o CIET da Setur-SP, junto aos municípios paulistas, estimou que 2,3 milhões de turistas tenham circulado pelo estado de São Paulo durante o período, movimentando R$ 3,6 milhões. A ocupação hoteleira atingiu uma média de 80,8%, ante os 69% esperados, puxados especialmente pelas cidades do Litoral Norte, que bateram 92% de ocupação.

Destaques da Setur-SP

Lucena ainda destacou alguns pontos especiais que considera ter havido boa evolução dentro do trabalho já realizado. São eles:

Qualificação e capacitação - o secretário lembra que tem participado das disponibilização de informações turísticas, com a criação de uma plataforma de ensino chamada Valoriza SP, que oferece cursos online voltados a troca de conhecimento e promoção das regiões turísticas do Estado. A iniciativa reúne conteúdo para gestores públicos e profissionais da cadeia produtiva do turismo".

Diversidade e inclusão - a secretaria alega ter investido em ações de sensibilização e capacitação para preparar o estado e seus respectivos equipamentos turísticos para melhor receber turistas nacionais e internacionais com costumes e hábitos de diferentes origens culturais ou religiosas. Estão sendo realizadas capacitações a guias, agentes e operadoras de viagem relacionadas às tradições da comunidade judaica e comunidade islâmica. O objetivo é capacitar o profissional de toda a cadeia do turismo, o que inclui restaurantes e meios de hospedagem".

Crédito Turístico - a secretaria sublinha que tem apoiado o ecossistema produtivo do turismo em São Paulo no acesso a linhas de crédito e financiamentos nacionais e internacionais. A iniciativa visa a execução de projetos de estruturação do turismo de forma sustentável, melhorando a infraestrutura e os serviços turísticos, promovendo o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e renda para o Estado.

Gastronomia Paulista - a capital paulista foi apontada pelo ranqueamento da Bloomberg como o 3º destino do mundo em gastronomia e o 4º em cultura, a frente de Nova Iorque e Londres, mas não apenas a cidade de São Paulo, todo o Estado tem na gastronomia um dos principais pilares da indústria do turismo.

Fórum de Empregabilidade - no último grande mutirão de empregos (de 1 e 4/8), realizado em parceria com a União Geral dos Trabalhadores (UGT) foram disponibilizadas quatro mil vagas para o setor. Em uma semana de atendimentos foram apresentados 35 mil currículos de profissionais de várias áreas e cerca de 500 candidatos já estão em processo de seleção para cargos relacionados ao turismo, como eventos, hotelaria e parques temáticos. As grandes demandas de vagas identificadas são para as funções de garçons, camareiras, ajudantes de cozinha e auxiliares de serviços gerais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados