Freixo: planos da Embratur para orçamento e meta de 8 milhões de turistas
Presidente da Embratur falou com exclusividade ao Portal PANROTAS sobre as principais ações da agência
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, falou com exclusividade à PANROTAS sobre a atuação da Embratur, orçamento e políticas de promoção do Brasil no Exterior. O País, com o novo governo, voltou a ter uma presença internacional importante, os olhos do mundo estão voltados para o País, mas sua agência de promoção tem dinheiro somente até abril do ano que vem. O presidente da Embratur está trabalhando para tirar esse muro da frente (e dois caminhos estão bem adiantados) e assim colocar em prática o plano estratégico da agência com força total. A meta é chegar ao final do governo com oito milhões de visitantes estrangeiros no Brasil, marca nunca alcançada na história do País.
Segundo Freixo, a Embratur enfrentou diversas dificuldades na sua composição orçamentária, pois a MP que a transformou em uma agência na forma de serviço autônomo, em 2019, não aprovou um orçamento próprio para a agência. Sendo assim, a Embratur ficou sem orçamento definido, o que afetou o planejamento das ações de promoção.
"O nosso orçamento atual vem de um repasse de R$ 200 milhões do Sebrae que deve acabar em abril do ano que vem. Para garantir que haverá orçamento em 2024, já encaminhamos um aditivo de novo contrato com o Sebrae, prometendo uma prestação de contas bem detalhada para a destinação dessa verba. Se fecharmos esse repasse até o final do ano, conseguiremos garantir o custeio e participação da Embratur em eventos internacionais nos próximos dois anos, além de press trips e famtours", revelou Freixo. Ele espera que o novo contrato com o Sebrae seja de dois anos e mantém toda a programação internacional da Embratur, além do pagamento dos custos da agência para funcionar.
Apesar dos obstáculos, o presidente da Embratur se mostrou animado com o recém-anunciado repasse que a agência receberá da regulação das apostas esportivas no Brasil, que resultará em uma taxação de 18% sobre a receita das casas de apostas, com a destinação de 1% para a Embratur. "Este montante, porém, ainda é um mistério, pois a Medida Provisória ainda não está valendo e não se sabe o montante que será taxado. Sabemos que será 1%, mas de quanto?", indagou o presidente da Embratur.
8 milhões em 2026
Em relação aos planos futuros, Freixo revelou que o momento da agência é de manter os pés no chão e trabalhar para recuperar os volumes de visitantes estrangeiros do período pré-pandemia. "Pretendemos chegar a um volume de seis milhões de estrangeiros neste ano, sete no ano que vem e oito no último ano de gestão. Outro objetivo é retomar as relações internacionais que foram perdidas no governo anterior, reconstruindo a imagem do Brasil. Esse foi um processo que levou seis meses mas, agora, acredito que o Brasil voltou a ser reconhecido como um País amistoso, democrático e potencial parceiro de todas as nações".
Para concluir esses objetivos, a Embratur lançou, esta semana, um portal que atualiza, em tempo real, todas as informações sobre o Turismo, com dados da Anac, Polícia Federal e outros órgãos oficiais acerca do número de voos internacionais no Brasil, volume de chega de estrangeiros, perfil desses visitantes, entre outros, que ajudarão na elaboração de novas estratégias. Confira aqui.
"No mês de agosto deste ano, turistas internacionais gastaram cerca de R$ 3,2 bilhões no Brasil, no melhor agosto da história em relação a gastos de estrangeiros. No acumulado dos últimos oito meses, foram R$ 22 bilhões em gasto recorde"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Roadshows começam por Paris
Marcelo Freixo garantiu que a Embratur está colhendo bons frutos das press trips e viagens de promoção das quais está participando. A agência vai agora até Paris para divulgar o Brasil em um roadshow, o primeiro de uma séria, que acontecerá em uma galeria de arte, passando a mensagem de que o Brasil é uma obra de arte. O evento seguirá para outras capitais europeias e também chegará aos Estados Unidos.
Para essa viagem à França, a Embratur levará como embaixadores o jogador Raí e o cantor Alceu Valença. Além disso, a agência continua com forte divulgação no mercado norte-americano, até com campanhas na Times Square, tendo em vista que os EUA são a segunda nação que mais visita o Brasil depois da Argentina.
E que conteúdo haverá em termos de produtos e experiências brasileiras nesse novo formato de roadshow? "Identificamos que os Estados Unidos, por exemplo, possuem programas de fomento ao afroturismo, assim como nós estamos fazendo aqui, e isso é um ótimo gancho para estreitarmos relações no Turismo. Além dos embaixadores que representam o Brasil, estamos levando marcas que transmitem brasilidade em nossas divulgações, como Dengo, Osklen e Granado, entre outros". Os estrangeiros verão o Brasil sendo apresentado de uma nova forma, em locais fora de salões de hotéis, com personagens famosos de nossa cultura, esportes e outras áreas, e mostrando sua diversidade de forma criativa. Um evento experiência.
Aumento dos voos internacionais
A Embratur vem se reunindo, inclusive na Abav Expo, com diversas cias. aéreas para aumentar o fluxo de voos para o Brasil. Para isso, já fechou acordos com a portuguesa TAP e com a Copa Airlines para a promoção conjunta de voos para destinos brasileiros.
Dentro deste contexto, Freixo também citou o plano do ministério de Portos e Aeroportos de usar o aeroporto do Galeão, no RJ, para desafogar o volume de voos do Santos Dumont e trazer mais voos internacionais para o Brasil. Durante a abertura desta edição da Abav, Silvio Costa Filho prometeu esse redirecionamento como forma de desafogar o volume de passageiros no principal aeroporto carioca. Para Freixo, o Galeão precisa de conexões domésticas para atrair voos internacionais e voltar a ser um importante hub para o Exterior.
Ações na ABAV EXPO 2023
No segundo dia da edição 2023 da Abav Expo, a Embratur lançou o 1º edital do Programa de Audiovisual para a promoção de destinos brasileiros mundo afora, premiando até 5 curtas de promoção turística com R$ 60 mil. Além disso, lançou também um Guia de Ações Climáticas para empresas e destinos reduzirem sua pegada de carbono, contribuindo para um Turismo mais sustentável.