Embratur fortalece Turismo LGBT com retomada da parceria com IGLTA
Marcelo Freixo assinou o contrato de associação na presença de Clóvis Casemiro, gerente da entidade
A Embratur oficializou nesta sexta-feira (6) a retomada de mais uma parceria para promover o Brasil no Exterior com foco na diversidade. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, assinou o contrato de associação com a IGLTA na presença do gerente de Desenvolvimento de Membros no Brasil/América do Sul da entidade, Clóvis Casemiro.
“O Turismo é uma alavanca de desenvolvimento econômico, mas também civilizatório. Olhar para a parceira com a IGLTA e com a agenda LGBT+ é olhar para um mercado forte de geração de emprego e renda, mas também é um marco civilizatório. A Embratur tem esse compromisso e o Brasil precisa reafirmar cada vez mais essa agenda. No mundo que a gente quer viver não cabe a homofobia”, destacou Freixo.
Casemiro afirmou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de consumidores que se assumem LGBT. “O Brasil tem vários concorrentes que querem trabalhar com esse turista LGBT, e agora está na hora de a gente se preparar, junto com a Embratur, para capacitar, fazer e informar para o mundo que o Brasil é um destino gay friendly muito bacana”, enfatizou.
A IGLTA está presente em 80 países e é uma importante plataforma para comunicação com o trade turístico internacional focado no Turismo LGBT+. A ação simboliza o posicionamento do Brasil como um país inclusivo e que acolhe a diversidade, além de ser uma ferramenta no incremento da demanda internacional qualificada.
A parceria também dá a possibilidade de participação do Brasil na Convenção Global Anual da IGLTA, que terá a sua 40° edição em outubro deste ano, em Porto Rico.
Promoção
Além da retomada da parceria, a Embratur e a IGLTA alinharam ações para promover o Turismo LGBT+, com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Entre as medidas firmadas, está a ampliação da participação da Embratur em feiras com foco na diversidade e em Paradas do Orgulho LGBT+ no Brasil e no mundo, além da facilitação no acesso a operadores de turismo estrangeiros.
O Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo, de acordo com levantamento do Gay Travel Index 2023.