Brasil deve voltar a exigir visto de EUA, Canadá, Japão e Austrália
Segundo governo, isenção não foi eficaz para trazer mais visitantes; Embratur é contrária à medida
O Brasil deve voltar a exigir vistos de visitantes de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A decisão, que ainda não tem data prevista para vigorar, se baseia em um levantamento do governo federal de que não houve aumento considerável de turistas desses países desde que a medida foi aplicada, em 2019, na gestão de Bolsonaro. As informações são do G1 e do Poder360.
Segundo esses portais, o governo Lula pediu ao ministério das Relações Exteriores para que se retorne o princípio da reciprocidade, uma vez que Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão exigem visto de brasileiros.
O Itamaraty informará a mudança formalmente às embaixadas desses quatro países.
EMBRATUR É CONTRÁRIA À MEDIDA
Em fevereiro, em apresentação inicial da equipe e do projeto da Embratur para profissionais de Turismo de São Paulo, o presidente do órgão de promoção do Brasil no Exterior, Marcelo Freixo, afirmou que era contra a volta da cobrança de vistos.
Na ocasião, Freixo afirmou que lutaria para manter a isenção de visto aos Estados Unidos e outros países. "Se voltarmos a cobrar visto desses países, seria um retrocesso. Dentro do governo, o que eu puder fazer para que isso não aconteça, eu farei. Tenho convicção de que essa política não traz nenhum benefício", afirmou Freixo.