Cartões de crédito têm novas condições para utilização na Argentina
Visa e Mastercard agora fazem a conversão das compras e despesas utilizando uma taxa de câmbio favorável
Buscando oferecer melhor custo-benefício para viajantes do Brasil em sua passagem pela Argentina, os cartões de crédito Visa, Elo e Mastercard agora fazem a conversão das compras e despesas no país vizinho utilizando uma taxa de câmbio mais favorável: o "dólar MEP", chamado popularmente de "dólar tarjeta", que é muito próximo do câmbio paralelo.
Com isso, ao fazer compras e pagar despesas na Argentina, o turista se beneficia de uma taxa muito melhor, não precisa mais ficar trocando dinheiro vivo por dólares - e ainda ganha alguns dias para pagar, até a data do vencimento da fatura. Outra vantagem extra é que, na Argentina, quem paga o hotel com cartão de outro país está isento do imposto sobre valor agregado (IVA), que em tantos outros países acaba inflando o preço da hospedagem.
Quando as fronteiras dos países reabriram após a pandemia, a revista inglesa Time Out publicou um ranking de preços de viagem nos 75 principais destinos turísticos do mundo, e Buenos Aires foi considerada a melhor relação custo-benefício. Para os brasileiros essa proporção só melhorou desde então. Segundo um estudo feito pela consultoria econômica Austin Rating, o Real foi uma das moedas que mais se valorizaram em 2022, subindo 6,9% em relação ao Dólar, ao mesmo tempo em que o peso evoluiu para um câmbio ainda mais favorável.
Segundo o site Numbeo, os preços ao consumidor em Buenos Aires são em média 26% menores do que em São Paulo. Uma refeição para um casal em um restaurante médio custa 28,7% menos e uma garrafa de vinho custa em média 55,4% menos.