Rodrigo Vieira   |   13/12/2022 17:23
Atualizada em 13/12/2022 17:32

Argentina iguala câmbio no cartão com o do dinheiro em espécie

Antes desta medida, trocar um dólar americano em espécie poderia dar até o dobro de pesos


PANROTAS / Emerson Souza
Matías Lammens, ministro do Turismo da Argentina, em entrevista nesta semana em São Paulo
Matías Lammens, ministro do Turismo da Argentina, em entrevista nesta semana em São Paulo

Visitantes brasileiros e estrangeiros na Argentina contam com uma nova regulamentação de câmbio em cartões de crédito e débito. Ao utilizar seus cartões, os turistas terão igual ou melhor taxa de conversão do que a de dinheiro em espécie.

Antes desta medida, trocar um dólar americano em espécie poderia dar até o dobro de pesos do que o valor cobrado pelas máquinas de cartão de crédito e débito. A partir de agora, as máquinas de cartão de crédito e débito taxarão o equivalente à troca em dinheiro em espécie.

A bandeira Mastercard já está operando com a nova taxa, enquanto Amex e Visa efetivarão a mudança nesta semana. As informações são do ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens, que estava em São Paulo ontem (12) em evento em parceria com a Aerolíneas Argentinas e o Consulado da Argentina. Lammens acredita que a mudança terá impacto sobretudo para brasileiros, já que nosso mercado é o principal emissor para o país vizinho.

PANROTAS / Emerson Souza
Matías Lammens, ministro do Turismo da Argentina
Matías Lammens, ministro do Turismo da Argentina
"Temos uma gastronomia, uma hotelaria e atrativos turísticos de nível mundial, mas com um diferencial: um preço muito acessível ao estrangeiro. Quando um brasileiro nos compara com outros destinos do Exterior, vê o quanto somos competitivos em valores. Tanto que, em 2022, registramos cerca de 80% do volume de estrangeiros na comparação com o pré-pandemia, mas o gasto desses visitantes superou 2019", afirmou o ministro, que promete campanhas intensas B2C e B2B no Brasil na expectativa de superar o número dos nossos visitantes em seu país em 2023.

Considerando o câmbio oficial nesta terça-feira (13), um real compra pouco mais de 32 pesos argentinos. Um dólar, quase 172 pesos.

TURISMO DOMÉSTICO DECOLOU NA ARGENTINA

O Turismo doméstico na Argentina teve o melhor desempenho dos últimos 20 anos em 2022. Nas palavras de Matias Lammens, foi um ano sem baixa temporada. "O verão foi histórico, mas nas outras estações também tivemos um volume histórico. Isso porque fizemos um plano para manter a curva alta o ano todo, e o desafio é não só manter, mas melhorar em 2023."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados