Secretários estaduais de Turismo debatem o setor na 49ª Abav Expo
16ª Reunião extraordinária do Fornatur conta com temas pertinentes para o Turismo nacional
Acontece na manhã e tarde desta quinta-feira (22), paralelamente à 49ª Abav Expo, em Pernambuco, mais uma edição do encontro dos secretários estaduais de Turismo. Trata-se da 16ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O museu Cais do Sertão, no Recife, é onde acontece o encontro.
O presidente do Fornatur e secretário de Turismo de Goiás, Fabrício Amaral, conduziu a mesa, que teve presença dos representantes das secretarias de Turismo dos Estados, e da presidente e da diretora executiva da Abav Nacional, Magda Nassar e Jerusa Hara, respectivamente.
Diversos assuntos foram discutidos, como ICMS sobre combustível de aviação; critérios para participação nos eventos internacionais; ciclo de regionalização do Turismo; programa Voar de Novo, da Abear; projeto Vai Turismo Rumo ao Futuro, da CNC; além de participações do Sebrae Nacional, Maptur e outros assuntos pertinentes.
Alguns dos destaques levantados pelo Estado foi a importância de as secretarias se voltarem para a sustentabilidade. Bruno Reis, do Turismo do Rio Grande do Norte, destacou o foco nesse tema presente no estande potiguar na Abav Expo 2022, que é um dos únicos espaços sustentáveis da feira. Na vez do Rio de Janeiro, foi repercutido o projeto de Tax Free do Estado e o encorajamento para que todos sigam o exemplo.
A união entre Estados e agentes de viagens também foi tema de diálogo relevante na reunião. Foi firmado um compromisso de estabelecer um grupo de inteligência entre Abav Nacional e Fornatur para que caminhem juntos.
"Cerca de 60% dos pacotes vendidos pelos associados da Abav Nacional são domésticos. É importante ter o Fornatur por perto, pois estamos falando de pessoas que decidem o Turismo brasileiro", ponderou Magda Nassar.