Rodrigo Vieira   |   17/03/2021 08:28

Vistos dos EUA: advogado alerta para restrição nos procedimentos

Daniel Toledo acredita que, mesmo com consulados fechados, já é o momento de se organizar


Pixbay
Tirar visto de Turismo dos Estados Unidos pode ser mais complicado nos próximos meses devido a fatores que vão desde promessas de campanha da administração de Joe Biden em relação à imigração até o tempo de paralisação devido à pandemia. Essa é a avaliação do advogado especializado em direito internacional Daniel Toledo, da Toledo e Advogados Associados.

Recentemente, houve certo entusiasmo por conta do rumor de abertura de consulados no início de março e, apesar da informação proceder, a pandemia freou a abertura, de acordo com o especialista. Daniel Toledo alega que "os números da pandemia não foram satisfatórios o suficiente para que os processos de visto voltassem a ser avaliados".

Reprodução/Toledo e Associados
Daniel Toledo, da Toledo e Advogados Associados
Daniel Toledo, da Toledo e Advogados Associados
Os Estados Unidos avançam em uma das principais campanhas de vacinação do mundo e o presidente do país promete controlar a pandemia até o fim de maio, mas o advogado alerta que qualquer informação é apenas especulação até a chegada de uma publicação oficial, com índices reais de contenção da doença.

Disto isso, "as previsões são de uma reabertura escalonada em que os consulados passam a avaliar alguns tipos de vistos e em determinados casos serão processados no período estimado", afirma Toledo. "No Brasil as restrições devem continuar até que a situação tenha algum sinal de melhora e, considerando a variação do vírus descoberta em Manaus, será necessário que o governo, em todas as suas esferas, trabalhe para diminuir a incidência de contaminação."

O advogado também indica que, apesar de os processamentos de vistos ainda se encontrarem fechados, já é momento de os interessados começarem a organizar documentação e procedimentos para protocolar os pedidos.

"É importante ter em mente que os consulados americanos em território brasileiro estão fechados há aproximadamente um ano. Quando a reabertura acontecer de fato, existe a grande possibilidade de muitas solicitações serem feitas simultaneamente e devido ao distanciamento social à possível alteração na dinâmica de entrevistas e digitalizações. Por isso, esse é o melhor momento para começar a se organizar."

POSSÍVEL RESTRIÇÃO NOS VISTOS
Daniel Toledo alerta para a restrição com que o governo Biden deve conduzir os processos de vistos de Turismo nos próximos meses, devido à cautela com o momento de pandemia no próprio Estados Unidos e nos mercados emissores.

"Também é importante ressaltar a campanha presidencial e a intenção de alterar questões relacionadas a imigração, como a regularização de pessoas ilegais nos EUA. Os detalhes serão votados futuramente e por isso é o presidente deve restringir a entrada de mais pessoas no país nesse momento. Essa também é uma razão para dificultar o acesso aos vistos mais comuns, como os de Turismo, estudantes e negócios, que são algumas das portas de entrada que as pessoas utilizam para permanecer no país além do tempo permitido."

O escritório Toledo e Advogados Associados dá algumas dicas para preencher o formulário DS-160, como utilizar os artifícios que demonstram vínculos com o Brasil, como um trabalho de longa data, localização da família e renda suficiente para fazer Turismo, que pode ser demonstrada por extratos, declarações de imposto de renda, entre outros.

"Um dos principais pontos de recusa de visto é o motivo de retorno para o país de origem, por isso é importante ter essas razões esclarecidas, como patrimônio, família, um vínculo definitivo ou documentos que comprovem o hábito de viajar. Ser claro e verdadeiro durante a entrevista também é fundamental para evitar problemas no futuro", conclui Daniel Toledo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.