Beatrice Teizen
| 13/08/2020 11:06 | Atualizada em 13/08/2020 13:09
WTTC pede coordenação internacional a Trump e outros líderes
Por meio de uma carta, representantes apelaram por ação coordenada urgente a dirigentes de algumas nações
O World Travel & Tourism Council (WTTC) apelou urgentemente ao governo dos EUA e de outras nações por uma liderança forte e colaboração internacional sem precedentes para salvar o setor de viagens e Turismo em dificuldades e recuperar os milhões de empregos já afetados.
Wikicommons
Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC
Mais de 100 dos principais líderes mundiais de viagens e negócios, das principais companhias aéreas, aeroportos, hotéis, operadoras e empresas de viagens, como a British Airways, Emirates, Virgin Atlantic, Accor, Hilton, Hyatt, CWT, Expedia, Tui, Travelport e Uber, apoiaram o movimento.
Por meio de uma carta, os representantes apelaram por uma ação coordenada urgente ao presidente dos EUA, Donald Trump, e seis outros chefes de Estado do grupo de países do G7, assim como Austrália, Coreia do Sul e Espanha, os principais mercados emissores mundiais.
O WTTC, que representa o setor privado global de viagens e Turismo, afirma que os líderes políticos dessas potências devem avançar para salvar a economia global e apoiar a recuperação de centenas de milhões de empregos já afetados. Se os dirigentes não conseguirem se unir, a entidade antecipa danos irreversíveis à indústria. Além disso, como as restrições de viagens permanecem em vigor, o número de empregos perdidos em todo o mundo continuará a aumentar.
De acordo com dados do WTTC, durante 2019, viagens e Turismo foram responsáveis por um em cada dez empregos (330 milhões no total), fazendo uma contribuição de 10,3% para o PIB global e gerando um em cada quatro de todos os novos empregos. É também um dos setores mais diversos, empregando pessoas de todas as origens socioeconômicas, independentemente de idade, sexo ou etnia, e inclui 53% de mulheres e 30% de jovens.
“Chegamos a um estágio em que uma ação crítica é necessária com urgência. Embora reconheçamos que cada país deve proteger seus próprios cidadãos e a prioridade até agora tem sido os assuntos domésticos, quaisquer medidas tomadas em silos no futuro só piorarão a situação de milhões de pessoas comuns. Precisamos transcender a política e colocar os meios de subsistência afetados pela covid-19 na frente. De tripulantes de cabine a funcionários de hotéis, agentes de viagens, garçons, recepcionistas e muitos outros profissionais que dependem de um Turismo próspero”, diz a presidente e CEO do órgão, Gloria Guevara.
Para Gloria, a solução não é binária ou uma escolha entre saúde de um lado e empregos, economia e viagens do outro. Segundo a presidente e CEO da entidade, é possível fazer um grande progresso em todas as frentes se os conselhos de especialistas da ciência foram seguidos e utilizando o passado e as experiências positivas de outras pessoas como aprendizado.
CARTA No documento, o WTTC identificou quatro medidas que precisam de estrutura internacional combinada e liderança para combater o novo coronavírus:
Uso de máscara: deve ser obrigatório em todos os meios de transporte durante toda a viagem do viajante, bem como ao visitar qualquer local interno e em locais onde há restrição de movimento que resulta em contato pessoal próximo e o distanciamento físico necessário não pode ser mantido. De acordo com evidências médicas, tais medidas podem reduzir o risco de disseminação em até 92%
Teste e rastreamento de contato: governos precisam concordar e investir e em testes abrangentes, rápidos e confiáveis, de preferência com resultados disponíveis em até 90 minutos e a um custo baixo, antes da partida e/ou após a chegada, apoiados por ferramentas de rastreamento de contato eficazes e acordadas. A aplicação de um ou vários testes, sendo o segundo após cinco dias, ajudará a isolar as pessoas infectadas
Quarentena apenas para testes positivos: quarentena para viajantes saudáveis não deve ser necessária se o teste for realizado antes da partida e/ou na chegada e medidas eficazes de contenção forem tomadas cinco dias depois. Isso pode substituir a quarentena geral de uma forma mais direcionada e eficaz, reduzindo significativamente o impacto negativo sobre os empregos e a economia
Reforço dos protocolos globais e padronização das medidas: a adoção de protocolos globais de saúde e segurança ajudará a reconstruir a confiança do viajante e garantirá uma abordagem consistente, coordenada e alinhada da experiência de viagem, além de reduzir significativamente o risco de infecção. O WTTC também apoia o Conceito de Corredor de Saúde Pública, que promove uma jornada limpa e segura de ponta a ponta
Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.