Rodrigo Vieira   |   15/07/2020 15:28
Atualizada em 15/07/2020 15:36

Turismo brasileiro cai 54,2% em maio, em prejuízo bilionário

Dados são do Conselho de Turismo da FecomercioSP, baseado em números divulgados pelo IBGE


Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Turismo no Brasil arrecada R$ 5,66 bilhões em maio de 2020
Turismo no Brasil arrecada R$ 5,66 bilhões em maio de 2020
O faturamento do Turismo nacional caiu 54,2% em maio deste ano na comparação com o quinto mês do ano passado. O setor arrecadou R$ 5,66 bilhões neste que foi o pior mês na série histórica, iniciada em 2011. Resultado: prejuízo de R$ 6,7 bilhões em relação a maio de 2019. Os dados são do Conselho de Turismo da FecomercioSP, baseado em números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Das seis atividades pesquisadas, cinco registraram retração em seu faturamento real no comparativo anual, com destaque para transporte aéreo (-79,7%) e serviços de alojamento e alimentação (-61,9%).

A FecomercioSP avalia que, diferentemente do varejo, que "respirou" em maio após um abril marcadamente negativo para a economia no geral, o setor de Turismo permaneceu estagnado em maio (e ainda permanece). O transporte aéreo, por exemplo, continuou operando com 90% a menos de sua capacidade no quinto mês do ano. Os resultados de junho podem registrar algum avanço, visto que os voos estão aumentando gradualmente. Contudo, só se espera uma evolução significativa no último trimestre.

Divulgação FecomercioSP
Divulgação FecomercioSP
"O Turismo foi o mais afetado pela pandemia, e segue com grande prejuízo por ser, possivelmente, o último com autorização de funcionamento e, ao mesmo tempo, o que mais demandará retomada da confiança do consumidor, avalia a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui. “O volume de empresas que não terão condições de sobreviver à crise ainda é incerto, apesar de toda a criatividade e empenho na busca de soluções temporárias", conclui.

RECOMENDAÇÃO ÀS EMPRESAS

A entidade recomenda que "os empresários se aproximem dos consumidores por meio das redes sociais, principalmente, do Instagram. Sendo importante informar em tempo real as medidas sanitárias que estão sendo realizadas, assim como a disponibilização dos serviços prestados, para despertar interesse nos clientes em retornarem às viagens."

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