Laura Enchioglo   |   15/04/2025 16:28

Alagoas destaca crescimento do Turismo, eventos e luxo na WTM

Secretária de Turismo do Estado, Bárbara Braga conversou com o Portal PANROTAS durante a feira


PANROTAS / Filip Calixto
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

Alagoas está presente na WTM Latin America 2025, com estande que destaca a hotelaria, instituições de governança e cultura do Estado. Mas para além disso, a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, conversou com o Portal PANROTAS para apresentar números e investimentos do Governo no setor.

Os anos de 2023 e 2024 já foram positivos e a expectativa é que 2025 seja ainda melhor, após uma alta temporada expressiva na chegada de turistas – seja por ar, seja por terra, seja pelo mar.

“Nós ainda estamos analisando os dados, mas sem dúvida alguma foi uma alta temporada que injetou diretamente na economia alagoana pelo menos R$ 2,5 bilhões. A gente fechou o ano de 2024 com 15% de incremento, tanto no quantitativo de voos, quanto no quantitativo de fluxo de passageiros, e nosso objetivo é que em 2025 a gente supere esses dados”

Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

Os números já estão altos, com uma temporada de cruzeiros recorde – 14 navios, com R$ 90 milhões injetados na economia do Estado – e feriados que prometem bons resultados. Agora, com a aproximação da Semana Santa, a ABIH-AL aponta 88% de ocupação na rede hoteleira e o Estado já tem um aumento no número de voos na comparação com o ano anterior.

“E sobre a rede hoteleira, nós tivemos um crescimento gigantesco de infraestrutura nos últimos anos. Em 2024, a gente atingiu 52 mil leitos dentro do Estado de Alagoas e temos, no momento, 19 hotéis em construção. Então, até 2028, serão mais nove mil leitos inseridos dentro da nossa infraestrutura”, destacou Bárbara.

No entanto, o crescimento da infraestrutura vai para além da hotelaria. Alagoas também vê um aumento no número de voos, principalmente para a baixa temporada. A Azul Viagens terá 41 operações extras semanais para o mês de julho deste ano. Trata-se de um crescimento de mais de 66% no número de assentos nos voos dedicados da operadora, em relação ao mesmo período do ano passado (de 34.242 para 56.926 assentos).

Captação de eventos e investimento no luxo

Alagoas também vem recebendo muitos eventos, num esforço para diminuir a sazonalidade do destino e aumentar as injeções do Turismo na economia.

“Alagoas é um Estado que tem mais de 70% do seu Turismo voltado ao segmento de lazer. Quanto mais a gente impulsiona o setor corporativo, seja de congressos, médicos, de advocacia, seja do mercado turístico, fazendo convenções e famtours, a gente fomenta assim um segmento que é importante, inclusive, para o incremento de malha aérea na baixa temporada”

Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

O Estado também tem investido no Turismo de luxo, com a participação em feiras, numa forma de incrementar a economia de Alagoas e empregar ainda mais pessoas no segmento. “Nós fomos o único destino brasileiro presente na feira de luxo Emotions e estaremos na ILTM para vender cada vez mais nossos produtos. Esse produto é importante para nós porque, proporcionalmente, ele emprega três vezes mais do que comparado com a hotelaria tradicional, então estamos incentivando essa promoção”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados