EES: novo sistema de entrada/saída de turistas da Europa deve ter início em outubro
Sistema será introduzido em fases para evitar possíveis transtornos nas fronteiras europeias

Você viu primeiro aqui no Portal PANROTAS que a União Europeia decidiu adiar a implementação do novo Sistema de Entrada/Saída (EES), medida de segurança fronteiriça da Europa da qual o ETIAS depende para ser colocado em prática. O sistema, que entraria em vigor no ano passado, enfim deve ser lançado neste ano.
- Guia completo de funcionará o sistema de entrada de turistas na Europa (EES)
- Veja quais são os países que implementação o novo sistema EES
O site oficial da União Europeia enfim confirmou publicamente que a implementação do sistema EES deve começar em outubro deste ano, mas sem um dia específico. De qualquer maneira, independente da data exata, o sistema será introduzido em fases para evitar possíveis transtornos.
É bom frisar que o lançamento do EES já foi adiado várias vezes, o que também acaba adiando a implementação do ETIAS, detalhes que também vimos recentemente por aqui. E por falar no ETIAS, visto europeu que será implementado após o início do ESS, a União Europeia já confirmou o início no último trimestre de 2026.
EES será introduzido em fases

A Comissária da União Europeia para Assuntos Internos, Ylva Johansson, afirmou que o sistema será introduzido de forma faseada. Ou seja. Ao invés de exigir que todos os estados-membros introduzam o sistema em suas fronteiras ao mesmo tempo, a UE implementará a medida gradualmente.
O EES é um sistema automatizado que substituirá o carimbo manual de passaporte para aqueles que entram no bloco. Assim que o sistema for introduzido, todos os viajantes, independentemente de terem ou não permissão para entrar sem visto na Área Schengen, precisarão se registrar. Esse é o primeiro passo antes da chegada do ETIAS, um visto europeu que terá o custo de 7 euros
Durante o processo de registro, os viajantes serão obrigados a fornecer suas imagens faciais e impressões digitais, juntamente com outras informações pessoais. Assim que o registro for concluído, os dados serão armazenados em um banco de dados por três anos.
Como será a implementação em fases do EES?
Os estados-membros da União Europeia inclusive já concordaram com uma implementação gradual do Sistema de Entrada/Saída (EES). O acordo foi alcançado pelos ministros do interior da UE durante uma reunião em Bruxelas, na Bélgica, no começo deste mês.

Os estados-membros da UE terão duas opções para a implementação do EES. Os países poderão lançar o sistema de uma só vez ou lançá-lo de forma faseada. Sob a implantação faseada, os estados-membros poderão lançar o sistema progressivamente ao longo de um período de transição de seis meses.
Os países que optarem pela implantação faseada precisarão registrar 10% das travessias de fronteira após o primeiro mês e, durante os primeiros 60 dias, poderão operar o EES sem as funcionalidades biométricas. Após três meses, os países devem começar a operar o sistema com funcionalidades biométricas, e ao fim de seis meses devem atingir o registro completo de todas as pessoas.