Pedro Menezes   |   29/01/2025 09:38

EES para viagens aquaviárias entre Inglaterra e França só começará após novembro

A implementação do EES será gradual, ou seja, os países não irão adotar o sistema no mesmo momento

Divulgação/Ferry Hopper
 No caso do Porto de Dover, na Inglaterra, que conta com saídas diárias para França, o EES não será aplicado pelo menos até novembro de 2025
No caso do Porto de Dover, na Inglaterra, que conta com saídas diárias para França, o EES não será aplicado pelo menos até novembro de 2025

O ano de 2025 começa com diversas novidades para turistas que desejam visitar a Europa. Além da implementação da autorização eletrônica de viagem do Reino Unido, chamada de ETA, que entrou em vigor agora em janeiro, outras duas novidades chegarão em algum momento de 2025: o EES e o ETIAS.

O EES será um Sistema Oficial de Entrada/Saída devidamente automatizado, que registrará a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas, independentemente de serem elegíveis para entrada sem visto ou não. Além de registrar a entrada e saída de viajantes, o sistema também compilará as recusas de entrada. O sistema substituirá o atual carimbo manual de passaporte e vai entrar em vigor em algum momento de 2025!

A implementação do EES será gradual, ou seja, os países não irão adotar o sistema no mesmo momento em que for lançado. No caso do Porto de Dover, na Inglaterra, que conta com saídas diárias para França, o EES não será aplicado pelo menos até novembro de 2025, mesmo que entre em vigor antes.

Foi o que disse o presidente-executivo do Porto de Dover, Doug Bannister. Isso significa que britânicos não devem se preocupar com o sistema ao planejar suas férias de verão no bloco, além de turistas que façam esse caminho entre os países.

O site oficial do EES diz que o sistema será lançado em 2025, mas não dá uma data específica. Aliás, todos esperam uma decisão final das autoridades, que deve acontecer entre abril e maio. Apesar disso, Bannister disse que eles estão trabalhando para ter tudo pronto até novembro e garantir que todos tenham uma transição tranquila.

Fonte: Schengen News.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.