Beatriz Contelli   |   07/03/2025 16:18

Distrito Turístico Serra Azul (SP) avança na criação de Plano Diretor Intermunicipal

Objetivo é angariar mais investimentos privados nos municípios de Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí


Divulgação
A implementação do Plano Diretor pretende garantir segurança jurídica para novos investimentos, tanto nacionais quanto internacionais
A implementação do Plano Diretor pretende garantir segurança jurídica para novos investimentos, tanto nacionais quanto internacionais

O Distrito Turístico Serra Azul (DTSA) dá um passo decisivo rumo à inovação na gestão pública com a criação de um Plano Diretor Intermunicipal. Esse instrumento estabelecerá diretrizes urbanísticas unificadas para os quatro municípios que compõem o distrito – Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí – para harmonizar as regras de desenvolvimento e criar um ambiente favorável à atração de investimentos privados.

A implementação do Plano Diretor pretende garantir segurança jurídica para novos investimentos, tanto nacionais quanto internacionais, impulsionando o crescimento sustentável da região e consolidando seu potencial como polo estratégico para o Turismo e o entretenimento.

Atualmente, o Distrito recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, atraídos por seus cinco empreendimentos de destaque: o Shopping SerrAzul, o parque aquático Wet’n Wild, o parque temático Hopi Hari, o Outlet Premium São Paulo e o Cyan Resort.

Divulgação
Secretários Municipais que compõem o Comitê Jurídico e o Comitê de Planejamento do DTSA
Secretários Municipais que compõem o Comitê Jurídico e o Comitê de Planejamento do DTSA

A decisão de criar o Plano Diretor foi aprovada por unanimidade em reunião com os Secretários Municipais que compõem o Comitê Jurídico e o Comitê de Planejamento do DTSA. Na reunião, foram também criados dois grupos de trabalho entre os Secretários Municipais e a Gestão do Distrito Turístico para dar andamento às etapas necessárias tanto no aspecto jurídico como no que diz respeito ao planejamento urbano e ambiental para a concretização deste Plano Diretor.

Para assegurar um processo ainda mais participativo, o Comitê Legislativo do DTSA será reativado, contando com a colaboração dos novos vereadores dos municípios envolvidos para garantir a implementação adequada do Plano Diretor Intermunicipal.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados