Beatriz Contelli   |   04/02/2025 09:57

Unesco: inscrições para Rede de Cidades Criativas vai até o dia 10

Programa incentiva a cooperação entre cidades que utilizam a criatividade como ferramenta estratégica

Divulgação/Embratur Sebrae
Curitiba é uma das cidades brasileiras que já integra a Rede
Curitiba é uma das cidades brasileiras que já integra a Rede

As inscrições para o processo seletivo de municípios que desejam ingressar na Rede de Cidades Criativas da Unesco estão na última semana, com prazo até 10 de fevereiro. A fase nacional da seleção é coordenada pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco/Ministério das Relações Exteriores, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo.

Os municípios interessados deverão enviar suas propostas, em inglês ou francês para o e-mail: comissao.unesco@itamaraty.gov.br. O resultado da etapa nacional de seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro. As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da Unesco até o dia 03 de março, à meia-noite, horário de Paris, 20 horas no horário do Brasil. Para mais informações sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco e os detalhes do processo seletivo, acesse aqui.

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco incentiva a cooperação entre cidades que utilizam a criatividade como ferramenta estratégica para o desenvolvimento urbano sustentável. Ao participar da estratégia, as localidades se comprometem a trabalhar conjuntamente para posicionar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos incluídos em âmbito internacional.

“Ao fazer parte da Rede, os municípios se comprometem em compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias com o setor público, privado e a sociedade civil. São esforços importantes que fortalecem a produção e difusão de bens e serviços culturais, ampliam oportunidades para os criadores, estimulam polos de inovação e garantem maior acesso à cultura, especialmente para grupos vulneráveis”, afirma a diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento, do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt.

Pela primeira vez, o processo seletivo inclui uma nova área de Arquitetura, somando-se às sete categorias já existentes: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música.

Atualmente, 14 cidades brasileiras já integram a Rede, como Curitiba (Design), Salvador (Música) e Rio de Janeiro (Literatura), destacando o papel do Brasil como referência global na criatividade cultural.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados