Espanha recebeu recorde de visitantes em meio a protestos e limitações ao overtourism
Durante os primeiros onze meses de 2024, total de visitantes internacionais aumentou 10,7% frente a 2023
A Espanha registrou um novo recorde de visitantes internacionais, recebendo 94 milhões de turistas em 2024, ano em que os residentes saíram às ruas para protestar contra o impacto negativo do overtourism, além da uma crescente crise habitacional que exigiu medidas governamentais.
O Ministério do Turismo de Espanha informou que durante os primeiros 11 meses de 2024, o total de visitantes internacionais aumentou 10,7% em relação ao ano anterior, e os visitantes gastaram cerca de 7,7 bilhões de euros só em novembro. Durante os primeiros 11 meses, os turistas internacionais gastaram cerca de 110 bilhões de euros.
Apesar do rendimento turístico, os problemas do excesso de turistas e da crise imobiliária em destinos como Barcelona e Palma de Maiorca realçaram a crise do país. Málaga foi uma das primeiras cidades a pedir aos turistas, em março, que voltassem para casa, mas os protestos atingiram seu ápice no verão, quando milhares de pessoas saíram às ruas em Maiorca e Barcelona protestando contra o overtourism e instando os governos a agir no sentido de proibir ou pelo menos restringir o número de turistas de aluguéis de férias de curto prazo.
Barcelona, por sua vez, espera proibir completamente os aluguéis turísticos até 2028. Alicante, um destino menor e popular entre os turistas britânicos, proibirá novos aluguéis turísticos de curta duração durante os próximos dois anos para combater os preços insustentáveis da habitação.
No entanto, estas novas leis e protestos não impedem os visitantes internacionais de visitarem o país: o Ministério do Turismo informou que as companhias aéreas irão oferecer 7,9 milhões de assentos com destino à Espanha neste mês de janeiro, alta de 6,5% em relação ao mesmo mês de 2024. O crescimento da capacidade aérea, portanto, pode levar a um novo recorde de visitantes no destino.
Com informações do site Travel Pulse.