Espanha, Marrocos, Portugal e Arábia Saudita serão sedes da Copa do Mundo
Edição de 2030, que celebra o centenário do torneio, terá jogos também na América do Sul

A Fifa anunciou hoje (11) as sedes das próximas edições da Copa do Mundo. O torneio de 2030 será realizado em Espanha, Marrocos e Portugal – com jogos comemorativos na Argentina, Paraguai e Uruguai, marcando o centenário do primeiro Mundial. Já a Copa de 2034 acontecerá na Arábia Saudita, única candidata à edição.
As definições foram aprovadas no Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual, após inspeções técnicas das candidaturas.
Copa do Mundo de 2030
Espanha, Marrocos e Portugal sediarão a maior parte dos jogos do Mundial de 2030. No entanto, três partidas serão realizadas na América do Sul, uma em cada país — Uruguai, Argentina e Paraguai — como parte da celebração dos 100 anos da primeira Copa, realizada em 1930 no Uruguai.
A candidatura principal contará com 20 estádios, localizados em 17 cidades: onze na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal.
Copa do Mundo de 2034
A Arábia Saudita sediará a edição de 2034. A proposta inclui jogos em 15 estádios, localizados em cinco cidades, como Riad, Jidá e a futurista Neom, projetada para ser sustentável.
O estádio King Salman, na capital, foi escolhido para a abertura e a final do torneio.
Apesar da escolha, a candidatura saudita enfrenta críticas de organizações internacionais. A Noruega formalizou sua oposição à decisão.
Vale lembrar que a próxima edição da competição, agendada para 2026, também terá sedes em três países: Estados Unidos, Canadá e México.