Cerca de 230 mil brasileiros podem ser deportados pelo Governo Trump
Trump tem compromisso com expulsão de cerca de 11 milhões de pessoas que vivem no país de forma ilegal
Donald Trump retorna à presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20 de janeiro. Entre seus compromissos de campanha, está a expulsão das cerca de 11 milhões de pessoas que vivem no país de forma ilegal, incluindo 230 mil brasileiros que não contam com documentação regularizada segundo levantamento de 2022.
Trump promete agir desde o primeiro dia de seu novo governo, identificando e expulsando a maior quantidade possível de pessoas. De acordo com o advogado de imigração, Felipe Alexandre, é necessário que os brasileiros em situação irregular busquem ajuda para se regularizar o quanto antes.
O fundador do escritório ALFA Alexandre Law Firm & Associates lembra que a nova gestão tem três prioridades. “O primeiro foco está no registro criminal. A segunda categoria são as pessoas que já se apresentaram diante do juiz e tiveram seus pedidos de visto negados. E o terceiro grupo é composto pelas pessoas que vivem nos Estados Unidos e nunca aplicaram para nenhum tipo de migração”, disse.
Quem se enquadra em qualquer uma dessas situações precisa procurar por um advogado especializado em imigração, para evitar possíveis abusos de poder nos casos de deportações. O importante, segundo ele, é contar com especialistas no tema, capazes de fornecer o suporte necessário.
“O país segue oferecendo muitas oportunidades para os imigrantes, especialmente aqueles com alta qualificação profissional. Ao longo do primeiro mandato de Trump, conquistamos vistos para brasileiros. Historicamente, os Estados Unidos foram construídos com o suporte de imigrantes, e o governo, inclusive o atual, vai seguir buscando profissionais habilitados para contribuir”
Felipe Alexandre, fundador do escritório ALFA Alexandre Law Firm & Associates