Pedro Menezes   |   16/01/2025 08:00

Brasileiros enfrentam mais de 200 dias de espera para obter vistos em Portugal

Estima-se que cerca de 600 mil brasileiros vivam hoje na terrinha, muitos tentando a regularização


Pixabay
Para poder entrar e permanecer em Portugal para estudo, trabalho ou outros fins que excedam mais de 90 dias em qualquer período de 180 dias, os brasileiros precisam obter um visto de longo prazo
Para poder entrar e permanecer em Portugal para estudo, trabalho ou outros fins que excedam mais de 90 dias em qualquer período de 180 dias, os brasileiros precisam obter um visto de longo prazo

Os brasileiros estão enfrentando longos períodos de espera para obter vistos em Portugal, em particular vistos de trabalho, que em alguns casos ultrapassam os 200 dias. Estima-se que cerca de 600 mil brasileiros vivam hoje na terrinha, muitos tentando a regularização da qual tem direito.

Para poder entrar e permanecer em Portugal para estudo, trabalho ou outros fins que excedam mais de 90 dias em qualquer período de 180 dias, os brasileiros precisam obter um visto de longo prazo. E os longos tempos de espera para receber uma resposta sobre o pedido de visto português já fazem parte do cotidiano.

Como resultado, a Casa do Brasil de Lisboa (CBL), associação sem fins lucrativos de imigrantes em Portugal, disse que iria apelar à Embaixada Brasileira em Portugal e ao Conselho de Migração para intensificar a pressão sobre o governo de Portugal para resolver esta questão, como informa o Schengen News.

O próprio Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, já disse que o país precisa avançar na regularização de milhares de brasileiros. “Pessoas com regularização migratória pendente enfrentam dificuldades para acessar muitos serviços, como saúde e educação, e para conseguir trabalho”, afirmou.

A estimativa é de que, dos cerca de 450 mil processos encalhados, mais de 200 mil sejam de brasileiros. A presidente da CBL, Ana Paula Costa, disse que os consulados devem cumprir os prazos e seguir a legislação portuguesa. Ela considera injusto que os cidadãos sejam punidos pela ineficiência do governo.

Por outro lado, em uma tentativa de acelerar o processo de processamento de vistos, em junho de 2024, o primeiro ministro de Portugal, Luís Montenegro, revelou planos para contratar mais 50 funcionários para reforçar a equipe dos postos consulares, no entanto, mais progresso é necessário nesse sentido.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados