Filip Calixto   |   20/12/2024 16:52

Novas centrais de monitoramento reforçam segurança turística no Rio de Janeiro

Batalhões nas regiões do Leblon e Copacabana ganharam novos equipamentos de monitoramento

Divulgação/Adriano Ishibashi
A central no 23º BPM também terá acesso às imagens das câmeras corporais dos policiais, permitindo o monitoramento das equipes por GPS
A central no 23º BPM também terá acesso às imagens das câmeras corporais dos policiais, permitindo o monitoramento das equipes por GPS

As centrais de monitoramento dos batalhões da Polícia Militar do Leblon e de Copacabana prometem trazer maior segurança para turistas e moradores durante a alta temporada.

Com inaugurações previstas para este mês, as estruturas fazem parte de um convênio que reúne Fecomércio RJ, Orla Rio, ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), SindRio (Sindicato de Restaurantes e Bares do Município) e Abrasel RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

A sala de monitoramento do 23º BPM, no Leblon, foi entregue hoje (20), enquanto o 19º BPM, em Copacabana, terá sua central inaugurada no próximo dia 27. Ambas contam com equipamentos modernos que recebem imagens de câmeras instaladas em quiosques, bares, restaurantes e hotéis da região.

De outubro a dezembro, foram instaladas 390 câmeras em 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes entre o Leme e o Leblon, uma ação conduzida pelas empresas Gabriel e Portal UMAIS – Rio Alerta.

“Esse suporte tecnológico para as polícias é vital, tanto na prevenção quanto na solução de crimes. Começa na praia de Copacabana e depois vai até o Pontal. Esperamos que também chegue à Barra da Tijuca”

Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ABIH-RJ

A sala de crise e o centro de comando do 23º BPM terão acesso às imagens das câmeras corporais dos policiais, permitindo o monitoramento em tempo real e otimizando o deslocamento das equipes em situações de emergência.

A ação no Leblon integra o mesmo projeto do 19º BPM, que receberá os equipamentos no final de dezembro. Essa articulação entre modernização tecnológica e ações estratégicas visa promover maior tranquilidade para os turistas e fortalecer a imagem do Rio de Janeiro como destino seguro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados