EES: site da UE confirma adiamento de novo sistema de entrada para 2025
A previsão de 2025 pode significar que a implementação pode ocorrer a qualquer momento do ano que vem
Você viu primeiro aqui no Portal PANROTAS que a União Europeia decidiu adiar a implementação do novo Sistema de Entrada/Saída (EES), medida de segurança fronteiriça da Europa da qual o ETIAS depende para ser colocado em prática. Até então, o sistema entraria em vigor no dia 10 de novembro, como vimos no Portal PANROTAS.
Pois bem. O site oficial da União Europeia enfim confirmou publicamente que a implementação do sistema EES não começará este ano. O site diz que o sistema deve começar a valer em 2025, mas sem divulgar qualquer informação adicional. O que sabemos é que o sistema pode ser introduzido em fases para evitar possíveis transtornos.
É bom frisar que o lançamento do EES já foi adiado várias vezes, o que também acaba adiando a implementação do ETIAS, detalhes que vimos recentemente aqui no Portal PANROTAS. Sendo assim, os viajantes, por enquanto, não precisam se preocupar com longos atrasos durante a temporada de férias de inverno.
A União Europeia pretendia introduzir o sistema no outono de 2024. No entanto, devido a alguns problemas que ocorreram ao longo do tempo, a UE informou que a implementação seria adiada por um período indeterminado, o que acabou descartando data de lançamento de 10 de novembro.
A declaração de que o sistema está "previsto para começar em 2025" pode significar que a implementação pode ocorrer a qualquer momento do ano que vem. Segundo o portal Schengen News, espera-se que informações adicionais sejam compartilhadas após a próxima reunião de 12 de dezembro do Conselho de Justiça e Assuntos Internos.
EES pode ser introduzido em fases
Logo depois das autoridades da União Europeia anunciarem que a data de lançamento do EES tinha sido novamente adiada, a Comissária da UE para Assuntos Internos, Ylva Johansson, afirmou que o sistema poderia ser introduzido de forma faseada.
Ou seja. Ao invés de de exigir que todos os estados-membros introduzam o sistema em suas travessias de fronteira ao mesmo tempo, a UE pode decidir implementar a medida gradualmente, começando em algumas fronteiras e depois passando para outras.
O EES é um sistema automatizado que substituirá o carimbo manual de passaporte para aqueles que entram no bloco. Assim que o sistema for introduzido, todos os viajantes, independentemente de terem ou não permissão para entrar sem visto na Área Schengen, precisarão se registrar.
Durante o processo de registro, os viajantes serão obrigados a fornecer suas imagens faciais e impressões digitais, juntamente com outras informações pessoais. Assim que o registro for concluído, os dados serão armazenados em um banco de dados por três anos.
Com informações da Schengen News.