Aviareps investe em representações globais de locadoras, hotéis e cruzeiros
Esta é a segunda parte da entrevista exclusiva que fizemos com o COO Aviation da Aviareps, Marcelo Kaiser
Chegamos à segunda parte da entrevista exclusiva que realizamos com o COO Aviation da Aviareps, Marcelo Kaiser, em meio a comemoração de 30 anos da empresa. Na primeira parte da entrevista, descobrimos como a Aviareps chegou até aqui, os planos de expansão para o futuro e a importância do Brasil.
Nesta segunda parte, além de abordarmos a atuação em mais segmentos, também descobrimos as apostas de Kaiser para as tendências do Turismo para 2025. Embora esteja baseado em Munique, na Alemanha, desde 2021, o diretor sempre visita o Brasil. Desta vez, recebeu o Portal PANROTAS para uma entrevista completa.
PORTAL PANROTAS - A Aviareps passa por um momento de diversificação de segmentos atendidos, certo? O que pode ser adiantado ao trade sobre os planos para 2025?
MARCELO KAISER - Sempre fomos uma empresa com muita ambição. Isso não é segredo para ninguém, até porque está em nosso DNA. Onde chegamos, queremos ser líderes de mercado e os melhores em termos de prestação de serviço. Sempre tivemos essa visão muito clara sobre nosso negócio.
E em meio a comemoração dos nossos 30 anos, temos crescido muito na representação de novos segmentos, como locadores de carro e hotéis - com o GSA da Marriott em diversos países e gestão de 30 a 40 redes hoteleiras. É parte da nossa estratégia de diversificação. É o caso também do segmento de Cargo. Ou seja, desde que tenha sinergia com nosso negócio, sempre iremos analisar. Se fizer sentido comercialmente, a gente embarca. Hoje, a Aviareps é especialista no segmento de Turismo como um todo. Então, por toda a conexão, todo o know-how que temos, acaba sendo mais fácil trazer um novo produto para nosso portfólio
E o próximo segmento que está vindo e que a gente vai, de fato, anunciar novidades em breve, é a representação de cruzeiros. Este setor é o nosso novo foco dentro do segmento de Turismo, além do departamento de cargas.
E com essa novidade, também vem uma série de clientes. É o caso da Carnival na Arábia Saudita. Em breve, devemos investir em um head de cruzeiros global como responsável por desenvolver e trazer novos clientes para empresa. Consequentemente, a América Latina faz parte disso.
PORTAL PANROTAS - E como reunir todo este portfólio em um só local? Como o agente de viagens pode se beneficiar disso?
MARCELO KAISER - Estamos desenvolvendo hoje um terceiro departamento, que é de distribuição, para integrar e criar um agredador de todos os inventários das companhias aéreas, locadoras de carros e hotéis que a gente tem no mundo, podendo oferecer para 200 mil agentes de viagens em todo o mundo através de uma plataforma global.
Já lançamos essa novidade na Alemanha e na França e a nossa ideia é, até o meio do ano que vem, terminar este roll-out na Europa para que, até o final de 2025, tenhamos isso também na América Latina.
PORTALPANROTAS - Como a Aviareps investe em tecnologia e Inteligência Artificial hoje?
MARCELO KAISER - É uma necessidade, uma realidade, o presente. A gente desenvolveu alguns produtos que não estão relacionados à inteligência artificial, mas são produtos digitais, que é o Ecosystem, onde a gente tem hoje uma ferramenta própria com equipes de desenvolvedores, que conseguem oferecer para qualquer cliente nossos e-learnings, gammifications, CRMs customizados, newsletters e uma série de outros produtos. Era algo que a gente terceirizava e hoje fazemos em casa.
Agora falando de Inteligência Artificial, temos investido muito em diversas ferramentas, em todos os sentidos, para sabermos como melhor otimizar a ferramenta e aprimorar nosso dia a dia. A gente está fazendo agora o que muitas companhias já fazem, que é o chatbot. Neste caso, é chamado da Aviahub, que iremos oferecer aos nossos clientes como uma forma de resolver problemas de maneira rápida.
PORTAL PANROTAS - Quais são as apostas e desafios para o Turismo em 2025?
MARCELO KAISER - O principal ponto de partida é o setor aéreo. Se não crescer, o Turismo também não cresce. E hoje existe um grande problema no setor de aviação mundial, que é a falta de aeronaves, pilotos e spare parts de aviação, limitando o crescimento de companhias aéreas. Isso vai demorar uns 3 a 4 anos para se equalizar, um efeito colateral da pandemia ainda. Então eu não vejo o setor de aviação crescendo mais que 2 a 3% nos próximos anos, o que acaba impactando o crescimento mundial do Turismo.
O segundo ponto, na minha opinião, é se você olhar hoje a média de preço de um pacote, seja do Brasil ou da Europa, fazer uma viagem a lazer é muito mais caro do que antes da pandemia. Logo depois da crise, todo mundo queria viajar e ninguém se preocupava muito com o preço. É por isso que agora, cinco anos depois da pandemia, o desafio é manter esse crescimento saudável.
Por fim, sobre cruzeiros, eu acredito que é um segmento que só vai crescer e, olhando estatísticas, a quantidade de novos cruzeiros que serão entregues nos próximos 5, 6 anos é um absurdo. A cada cruzeiro lançado, são quatro, cinco ou até seis mil lugares novos na índústria. Enquanto a aviação cresce entre 1 e 2%, o segmento de cruzeiro vem crescendo dois dígitos, então para mim essa é um grande tendência para os próximos anos.