Madri recebe 190 mil visitantes brasileiros em 2023; Turismo de luxo é destaque
Campanha Madrid 7 Estrellas foi lançada hoje (29) para promover a capital como destino de compras premium
Madri recebeu, no ano passado, 190 mil visitantes brasileiros, número que representa alta de 62,7% em relação a 2022 e equivale a um terço dos visitantes totais na Espanha no período (566 mil). Os dados foram divulgados hoje (28) pela diretora internacional da Câmara de Comércio de Madri, Esther Calvo Ruiz, em evento realizado no Instituto Cervantes, em São Paulo.
“Madri oferece uma conexão profunda com a cultura latina, o que faz os brasileiros se sentirem em casa. A cidade é conhecida por sua hospitalidade, vasta oferta gastronômica e oportunidades de compras de alto padrão, atendendo ao perfil de brasileiros que buscam experiências autênticas e sofisticadas”
Esther Calvo Ruiz, diretora internacional da Câmara de Comércio de Madri
De acordo com o (Instituto de Turismo da Espanha (Turespaña), entre janeiro e julho deste ano, a capital espanhola recebeu cerca de 104 mil turistas brasileiros, representando um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2023 e 32% a mais que em 2019.
Esses turistas corresponderam a 44,7% do total de brasileiros que visitaram a Espanha no período, totalizando mais de 316 mil visitantes e gerando gastos superiores a 621 milhões de euros, um aumento de 17% em comparação com o ano anterior.
Perfil do turista brasileiro que viaja para Madri
- Os turistas brasileiros voam para a Espanha em primeira classe (69%), hospedam-se em hotéis de luxo (59%) e preferem visitas culturais (66%) e conhecer a gastronomia local (70%);
- O gasto total dos brasileiros em Madri no ano passado foi de cerca de 340 milhões de euros. O gasto médio por pessoa foi de 1.628 euros na Espanha, sendo 344 euros por pessoa por dia;
- A capital espanhola se consolidou como um dos destinos favoritos dos brasileiros que viajam para a Europa, principalmente entre aqueles que buscam uma experiência de compras premium.
Madrid 7 Estrellas: destino de compras premium
A Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madri está lançando a edição 2024 da campanha “Madrid 7 Estrellas", uma iniciativa que faz parte de uma série de ações globais para destacar a capital espanhola como um destino de compras premium, com o objetivo de posicionar a cidade como “a melhor loja do mundo”.
O lançamento da campanha aconteceu hoje (29), em São Paulo, no Instituto Cervantes, e também será realizado amanhã (30), no Recife. O cônsul geral da Espanha, Pablo Montesino, esteve presente no evento em São Paulo e falou sobre a importância do mercado brasileiro para o destino.
“Na projeção exterior da Espanha e de Madri, penso que o Brasil e, sobretudo São Paulo, ocupam um lugar muito importante”
Cônsul geral da Espanha, Pablo Montesino
Ele também destacou os atrativos da capital espanhola, como seus museus, arquitetura e parques. “É uma das cidades da Europa e do mundo que mais se desenvolveram nos últimos anos. Além disso, os trens de alta velocidade permitem ao visitante se deslocar muito facilmente pela Espanha, tendo Madri como base”.
A grande oferta de voos entre cidades brasileiras e Madri também ajuda a fomentar a escolha pela capital espanhola. São mais de 100 voos que saem de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Fortaleza.