Embratur lança documentário sobre afroturismo em cinema de Salvador
Após sessão, presidente da Agência, Marcelo Freixo, e personalidades participaram de debate
Às vésperas do mês da Consciência Negra, Salvador (BA), foi sede neste sábado (26) do lançamento do documentário ‘Afro – Das Origens aos Destinos’, no Cine Glauber Rocha.
Além da exibição inédita do filme sobre afroturismo produzido pela Embratur, o evento contou com debate sobre o papel do Turismo na valorização da cultura de matriz africana, realizado por lideranças religiosas e autoridades baianas como o babalorixá Pai Pote, a fundadora do Afroturs Nilzete dos Santos e a comunicóloga Andreza Viana.
O documentário de 25 minutos enlaça histórias reais sobre a influência africana na musicalidade brasileira, na gastronomia, na religiosidade e na formação do Recôncavo baiano e da capital da Bahia, sob a ótica de como o Turismo resgata e preserva a ancestralidade, mas também serve como ferramenta de desenvolvimento social e econômico, gerando novos negócios liderados pela população negra em seu território e combatendo o racismo.
Presente na cerimônia de lançamento do documentário, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou o compromisso da Embratur de tratar o afroturismo como pauta prioritária.
“O afroturismo é mais do que falar dos negros na História do Brasil. O afroturismo é um debate sobre quem vai falar no Brasil, um debate de protagonismo. Não tem história brasileira sem a história africana. O afroturismo não está só na Bahia, mas se o afroturismo é um corpo, o coração tá aqui na Bahia. E esse documentário é uma ferramenta, um instrumento para que a gente possa mostrar ao Brasil inteiro esse Brasil que voltou.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Segundo o executivo, o combate ao racismo não é só um movimento de indignação, é também um movimento de construção, e é isso que o afroturismo permite: outra construção, outro diálogo e um outro protagonismo que está colocado aqui.