Embratur inicia construção de novo plano para promover Brasil no Exterior
O documento traduzirá a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028
O Instituto Brasileiro de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) iniciou oficialmente o trabalho de construção do seu novo plano de marketing para promover o Brasil no Exterior, como divulgado em detalhes no Portal PANROTAS, que terá a missão de atualizar o "Plano Aquarela".
Embratur e o Sebrae estão prontos para dar o passo inicial deste trabalho, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, ao começar a ouvir as pessoas que fazem o Turismo acontecer, como gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores. O lançamento acontece em maio de 2025.
O passo a passo
A Embratur inicia esse jornada na Abav Expo, que começa nesta quarta-feira (25). Durante o evento, a Agência inicia a divulgação de um link para um formulário, que busca entender o ponto de vista das pessoas que atuam no Turismo sobre as potencialidades e desafios do País. O formulário ficará disponível até o dia 18 de outubro.
Na reunião do Fornatur, nesta quinta-feira (26), a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jaques, apresenta o cronograma de formulação do novo plano, além de iniciar o planejamento das etapas regionalizadas com representantes de cada estado.
O processo de escuta acontece entre setembro e outubro, período em que também serão entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas vão subsidiar a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhadas ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.
Já de setembro a dezembro, a Embratur apresenta as proposições iniciais do Plano de Marketing e dos Planos de Promoção Turística Internacional dos estados. E de janeiro a abril de 2025, acontece a elaboração dos planos regionalizados.
O documento traduzirá a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028. Levará em consideração também estudos de demandas dos viajantes estrangeiros e o benchmarking, que é a comparação da metodologia de promoção internacional do Brasil e os produtos brasileiros com os de outros mercados.
“Queremos entregar um planejamento com robustez de evidências, dados e indicadores, com uma ampla pesquisa de tendências e que nos aponte onde e como podemos inovar para alcançar os resultados desejados no médio e longo prazo. Mas o mais importante é que esse processo será feito envolvendo todos os atores que fazem o turismo acontecer. Esse plano só vai ter resultado se nortear as ações de promoção de todos os estados e municípios, com a participação do setor privado”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur