Veja os produtos de Estados Unidos que expositores levam ao Visit USA
Operadoras, receptivos, atrativos, locadoras e mais empresas abastecem a prateleira dos agentes de viagens
São Paulo recebeu, nesta terça-feira (27), o Visit USA 2024, evento organizado pelo Departamento de Comércio e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. A ocasião reuniu fornecedores que trabalham diretamente com o Turismo de Estados Unidos, dentre os quais operadoras, receptivos, hotéis, companhias aéreas, locadoras de veículos, representantes de parques e destinos para discutir as principais atrações estadunidenses aos viajantes.
O Brasil desempenha um papel significativo no Turismo dos Estados Unidos. Segundo dados do Departamento de Comércio, em 2023, mais de 1,6 milhão de brasileiros visitaram os EUA, gerando mais de US$ 8,3 bilhões em gastos durante o ano.
Durante o evento, expositores trouxeram insights valiosos, destacando que, apesar da alta do dólar – que já acumula uma elevação de 13,2% em 2024 –, os negócios permanecem relativamente estáveis. Destaque também para destinos de fora do eixo Flórida-Califórnia-Nova York, como Washington, D.C., Boston e a região da Nova Inglaterra como um todo.
Presente no evento, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, ressalta a importância de esses destinos alternativos serem apresentados para que os agentes de viagens possam ser treinados e capacitados a oferecer, vender e atender bem esses novos roteiros. “
Boston veio com muita força. Estamos saindo do roteiro tradicional que inclui apenas Miami, Orlando e Nova York. Os Estados Unidos são um país continental e há muitos destinos que os brasileiros ainda não conhecem”, afirma.
Veja novidades e produtos de destaque do Visit USA 2024
Abreu
A empresa está trazendo novos pacotes com saídas específicas em motorhome, com circuitos diferenciados pelos Estados Unidos. Segundo o gerente da Abreu Turismo, Fabio Santos, a empresa vai além dos destinos tradicionais, como Nova York e os parques da Flórida.
“Apesar do impacto do valor do dólar, que sempre cria algumas dificuldades, as vendas estão em crescimento e melhorando”, diz o executivo. Para a empresa, o principal destino continua sendo a Flórida, especialmente devido à alta demanda pelos parques temáticos, que seguem como o carro-chefe nas vendas.
Copa Airlines
A Copa Airlines compartilha suas recentes expansões e melhorias, destacando a adição de Florianópolis às suas rotas brasileiras com quatro voos semanais. A companhia também anunciou a inclusão de Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, em sua lista de destinos nos Estados Unidos. Enquanto a operação em Porto Alegre está temporariamente suspensa, a retomada está prevista para o final do ano.
No Aeroporto de Tocumen, a Copa Airlines inaugurou o Terminal 2, exclusivo para suas operações, oferecendo um espaço mais amplo e confortável, além de novas lojas e restaurantes. O novo terminal inclui a Copa Club, uma sala VIP acessível a passageiros da classe executiva, membros do ConnectMiles PreferMember e Star Alliance Gold.
CVC
A principal novidade que a CVC trouxe para o Visit USA foram os descontos. Os executivos Reynaldo Moura e Naiana Savieto contam que a empresa está oferecendo R$ 350 de desconto nos ingressos para Orlando, além de 30% de desconto em casas, tanto em Las Vegas quanto em Orlando. “Também estamos lançando pacotes exclusivos para Nova York, com preços extremamente competitivos”, concluem.
De acordo com os executivos, o dólar tem impactado as vendas, o que os levou a negociar com os fornecedores. “Felizmente, isso tem criado oportunidades para que possamos oferecer aos clientes preços atrativos, permitindo que eles não precisem adiar suas viagens e possam continuar realizando o sonho de visitar os Estados Unidos”, diz Moura.
Diversa Turismo
A Diversa apresentou as novidades na área de cruzeiros nos Estados Unidos, com novos destinos como Havaí e Santa Mônica, além de outras opções que estão apostando para o futuro. O executivo Phillip Machado afirma que o carro-chefe continua sendo os destinos nos Estados Unidos, especialmente Orlando e Miami, que sempre tiveram uma forte demanda.
“Estamos trabalhando para promover destinos menos convencionais, incentivando os viajantes a estenderem suas viagens pela Flórida, conhecendo lugares como Tampa Bay ou explorar a região da Nova Inglaterra quando estiverem em Nova York”, diz ele.
De acordo com Machado, o objetivo é mostrar ao brasileiro que os Estados Unidos têm muito mais a oferecer além do circuito tradicional de Miami e Orlando. “Mesmo com a alta do dólar, sentimos um impacto inicial nas vendas, com o público ficando um pouco mais cauteloso, mas depois o mercado se ajusta e as vendas acabam normalizando”, conclui.
Frt Operadora
A Frt também esteve presente no evento. O gerente comercial, Ary Xavier, contou que a principal novidade da operadora são os pacotes de viagens em motorhome pelos Estados Unidos. “Além disso, estamos oferecendo vários pacotes já preparados para a alta temporada, com destaque para a Flórida, que está com uma grande demanda. Temos uma variedade de produtos, incluindo carros e casas."
Em novembro, a Frt abriu uma nova base em São Paulo, dedicada ao atendimento das agências de todo o Estado. Segundo Ary Xavier, o objetivo é deixar o público mais próximo da companhia.
Hertz
Mais uma vez presente no Visit USA, a Hertz International reforça a presença das suas marcas: Hertz, Dollar e Thrifty. A primeira sendo a locadora premium, enquanto Dollar e Thrifty busca oferecer opções de bom custo-benefício, todas com um atendimento de qualidade e preços competitivos.
A gerente regional de Vendas Alessandra Tortora aponta que todas as empresas do grupo dispõem de uma ampla frota de veículos de diversas categorias nos Estados Unidos, com todos os carros automáticos. “Estamos oferecendo uma frota diversificada, com opções que incluem desde carros elétricos até veículos da linha Prestige, composta por carros de luxo”, conta Alessandra.
Orinter
A grande novidade da Orinter para o Visit USA 2024 foi o seu time de vistos. Segundo o gerente comercial da companhia, Pedro Hellmeister, a empresa possui um departamento especializado em documentação de viagem, especialmente para o visto americano, mas também para outros destinos que exigem visto.
“Além disso, estamos divulgando nossos bloqueios aéreos, que já estão garantidos até 2025. Temos bloqueios para o Réveillon em destinos internacionais, como o Caribe, com destaque para Punta Cana, além de ofertas nacionais”, contou Hellmeister.
Outro ponto importante levantado pelo gerente comercial foi que estão promovendo uma campanha para setembro, o Mês do Consumidor, oferecendo facilidades de pagamento, como parcelamento em 15 vezes no boleto e no cartão, "tudo para fomentar ainda mais as vendas e realizar sonhos de viagem".
RCA
A RCA está retomando os grupos Disney, com saídas em janeiro e também no Réveillon, para destinos como Nova York e Orlando. Além disso, estão reforçando a sua malha aérea para os Estados Unidos.
O supervisor comercial Raphael Silva compartilhou que Orlando continua sendo o top-seller da empresa. “Somos referência nesse destino. No entanto, com as mudanças no mercado, também estamos ampliando nossa oferta nacional, com muitos bloqueios e fretamentos para a alta temporada”, diz.
TBO.com
Durante o Visit USA, a coordenadora de Pacotes de Destinos e Grupos, Carolina Bergoce, reforça justamente o seu posicionamento, isto é, ela conta que a empresa tem um departamento dedicado a pacotes e roteiros.
“Todos os destinos apresentados aqui no evento, incluindo os voltados para o público LGBTQIA+, podem ser personalizados desde o início, ou então oferecemos pacotes já consolidados no mercado. Temos uma variedade de produtos, inclusive destinos como Boston”, diz Carolina.
United Airlines
Já a United Airlines destaca que agora todos os seus quatro voos no Brasil possuem as três cabines United Polaris, Premium e Econômica. Essa é a grande diferença em comparação com o ano anterior. Segundo a gerente de Vendas da aérea, Marta Soletti, todos os produtos têm vendido na mesma proporção.
"Todas as classes, tanto a executiva quanto a Premium Economy, estão lotadas. A expectativa é que continue assim, vendendo bem. Mesmo com o dólar, as vendas não estão sendo impactadas”, disse Marta.
ViagensPromo
Por fim, a ViagensPromo destaca a Black Friday, sobretudo para pacotes de Orlando e Nova York. Além disso, continuam oferecendo seus produtos já conhecidos, como pacotes de réveillon, motorhome, circuitos, aluguel de carro e cruzeiros da Disney.
A coordenadora de Produtos Internacionais da ViagensPromo, Andrea Kubo, disse que o aumento do dólar causou um impacto, mas que mantiveram o ritmo das vendas. “Estamos também buscando incentivar a venda de outros destinos além de Miami, Orlando e Nova York, para diversificar ainda mais nossas ofertas”, conclui.
O Portal PANROTAS é media partner do Visit USA 2024.