Pedro Menezes   |   09/08/2024 15:17
Atualizada em 09/08/2024 15:22

Rio Grande do Sul ganhará calendário permanente e oficial de eventos

A partir de agora, Turismo e eventos irão caminhar juntos nas estratégias do Governo do Estado do RS


Divulgação
Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul
Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Não é só de estratégias emergenciais que a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul está debruçada neste momento para a recuperação da indústria turística do Estado.

Além de acreditar num retorno antecipado do Aeroporto Salgado Filho e apostar nas viagens rodoviárias e na aviação regional para reaquecer a demanda, o Governo quer criar um calendário oficial e permanente de eventos em todo o Estado.

É o que disse Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, nesta que é a segunda parte da entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS. Segundo o titular da pasta, Turismo e eventos irão caminhar juntos e de maneira permanente nas estratégias do Governo do Estado.

"Nossa prioridade é efetivamente fazer com que saiamos desta catástrofe ainda melhores, mais qualificados e profundamente organizados, de maneira a oferecer serviços de qualidade e muita hospitalidade como forma de retribuir a solidariedade que estamos recebendo de todos os Estados brasileiros"

Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Com este intuito, o titular da pasta está decidido a unir Turismo e eventos de maneira definitiva, baseado em experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas. E assim nascerá um calendário completo de eventos para os próximos anos, incluindo um já definido para este segundo semestre.

"Estamos produzindo um robusto calendário já para este segundo semestre. Esperamos que todos os eventos anteriormente confirmados se mantenham. A nossa ideia é que consigamos, através da realização de dois ou três eventos âncoras mensais, chamar a atenção dos turistas regionais, interestaduais e estrangeiros, para que assim tenham mais um motivo para visitar o Rio Grande do Sul"

Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Principais eventos do segundo semestre

O secretário elencou alguns eventos âncoras que devem acontecer no Estado ainda em 2023, tais como:

  • ExpoInter: feira agropecuária que acontecerá de 24 de agosto a 1º de setembro, na cidade de Esteio
  • Festival de Cinema de Gramado: de 9 a 17 de agosto, em Gramado
  • Semana Farroupilha: evento festivo da cultura gaúcha, de 13 a 20 de setembro, por todo o Estado
  • Oktoberfests: festival de tradições germânicas durante o mês de outubro por diferentes cidades
  • Novembro e dezembro: Natal Luz de Gramado, que terá 88 dias de festa nesta edição
  • Dezembro: pré-lançamento das vindimas, que é a colheita da uva por diversas regiões do estado


"Começamos agora com a grande feira agropecuária, depois temos o Festival de Cinema de Gramado, que tem fama internacional e é uma grande oportunidade para mostrarmos que o Rio Grande do Sul está aberto para receber todos. E em setembro, vamos trabalhar a Semana da Farroupilha", disse o secretário.

Mês do Gaúcho

Segundo o secretário Luiz Fernando, a ideia é implementar oficialmente o Mês do Gaúcho em setembro, explorando turísticamente os eventos que normalmente são regionais.

"Cidades de Gramado e Canela, por exemplo, que usualmente não tinham estas festividades no calendário, passarão a ter para incrementarmos o Turismo, com desempenho de folclore e com toda a tradição das festas tradicionais, com cavalgadas, cavalheiros, entre outros atrativos. Ou seja, teremos uma exploração turística desta figura Farroupilha do Estado

Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Oktoberfest + 200 anos da imigração alemã no Brasil

Leonardo Maia/Ascom Setur-RS
Oktoberfest acontece em diferentes cidades
Oktoberfest acontece em diferentes cidades

Outubro chega com as Oktoberfests espalhadas por diferentes cidades e com os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário, mesmo ainda em reconhecimento ao luto, outubro será o mês da superação da tragédia.

"Para que assim possamos efetivamente introduzir a festividade, o retorno à alegria e às condições de receber bem os turistas. É o mês que casa também com a reabertura do aeroporto Salgado Filho e consequentemente com a facilidade de chegada de turistas ao Estado"

Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Natal Luz de Gramado

Cleiton Thiele
Natal Luz de 2024 terá início no dia 24 de outubro e seguirá até 19 de janeiro de 2025
Natal Luz de 2024 terá início no dia 24 de outubro e seguirá até 19 de janeiro de 2025

O 39º Natal Luz de Gramado vem aí! Considerado o maior evento natalino do Brasil, o Natal Luz de 2024 terá início no dia 24 de outubro e seguirá até 19 de janeiro de 2025, somando 88 dias de festividades. Uma vez mais, a programação contará com atrações diárias para todos que visitam a cidade.

"Com esse foco dos eventos, vamos encerrar o ano com Natal Luz de Gramado, um Sonho de Natal, e com toda esta perspectiva de final de ano para a capital também", destacou o secretário.

Pré-lançamento das vindimas

Pixabay
Setur-RS quer antecipar o pré-lançamento da vindima
Setur-RS quer antecipar o pré-lançamento da vindima

A Setur-RS quer antecipar o pré-lançamento da vindima, que nada mais é do que a colheita da uva, e fazer um grande lançamento da temporada entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

"A colheita e a pisa da uva fazem parte de uma cultura de gigantesca que segue até meados do ano, quando o Rio Grande do Sul recebe a Fenavinho (Festa Nacional do Vinho)", frisou Luiz Fernando.

"Com essas ideias robustas, esperamos entregar um novo calendário de eventos, entendendo que eventos podem traduzir a superação do Estado. Já pedimos recursos também ao Ministério do Turismo para que o RS possa fazer mais ainda na organização das festividades em todo o território para reerguermos a economia do Turismo e dos eventos"

Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados