Rio de Janeiro está no Top 3 de cidades ideais para "férias de trabalho"
Top cinco tem: Budapeste, Rio de Janeiro, Barcelona, Pequim e Lisboa
O Rio de Janeiro foi classificado entre as três melhores cidades do mundo para "férias de trabalho" em 2024, de acordo com o segundo Barômetro Work from Anywhere, divulgado pelo IWG (International Workplace Group). A cidade brasileira, que em 2023 ocupava a sexta posição, subiu para o segundo lugar, empatada com Barcelona, e ficou atrás apenas de Budapeste, que lidera o ranking.
O estudo, que avaliou as cidades com base em 10 critérios, como clima, transporte, custo de vida e velocidade da internet banda larga, reforça a crescente popularidade das "workcations" – conceito que combina trabalho e lazer em um mesmo destino. Pequim e Lisboa completam o top 5 do ranking de 2024.
Sendo assim, o Top 5 ficou distribuído da seguinte maneira:
- Budapeste (Hungria)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Barcelona (Espanha)
- Pequim (China)
- Lisboa (Portugal)
A ascensão do trabalho híbrido tem impulsionado o aumento das "férias de trabalho" mais longas, já que os funcionários agora têm mais flexibilidade sobre como e onde exercer suas atividades. Segundo a pesquisa do IWG, 84% dos trabalhadores híbridos já estenderam ou consideram estender suas férias para trabalhar remotamente.
"O Rio de Janeiro consolidou sua posição como um destino preferido para quem busca equilibrar trabalho e lazer. Com investimentos em infraestrutura como a cobertura 5G e a introdução de um novo visto para nômades digitais, a cidade oferece uma combinação única de comodidades de uma grande metrópole com praias mundialmente famosas e diversas opções de lazer ao ar livre"
Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group
Popularidade global
Além do Rio, outras cidades também ganharam destaque no Barômetro Work from Anywhere de 2024. Budapeste, por exemplo, obteve notas altas em aspectos como transporte, acomodação e disponibilidade de espaços de trabalho flexíveis, fatores que a colocaram na liderança.
Barcelona, que ocupava o primeiro lugar em 2023, mantém-se como um dos destinos preferidos para trabalhadores híbridos, graças à sua infraestrutura, clima ensolarado e uma atmosfera cosmopolita.
Destinos em ascensão
A edição de 2024 do Barômetro também trouxe novos destinos ao radar dos trabalhadores remotos. São eles:
- Austin, no Texas: destaca-se por sua vibrante cena cultural e tecnológica
- Podgorica, em Montenegro: atrai pela tranquilidade e preços acessíveis
- Marrakesh, no Marrocos: oferece uma mistura de tradição e modernidade
- Valletta, capital de Malta: elogiada por seu charme mediterrâneo e clima ensolarado
Fundador e CEO do International Workplace Group, Mark Dixon, comenta sobre a tendência crescente: "Com o trabalho híbrido, cada vez mais pessoas estão abraçando a ideia de combinar trabalho com viagem. Essa mudança cultural deve se acelerar, e veremos um aumento nas políticas de trabalho em qualquer lugar, beneficiando tanto os funcionários quanto as empresas", diz.