Filip Calixto   |   16/08/2024 17:40
Atualizada em 16/08/2024 17:44

Foz do Iguaçu e Bonito batem recordes turísticos no 1º semestre

Durante o mês de férias escolares a movimentação em aeroportos cresceu 1,4% sobre o mesmo mês em 2023

Nilmar Fernando
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, registrou a visita de 204.057 turistas e moradores da região em julho
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, registrou a visita de 204.057 turistas e moradores da região em julho

O primeiro semestre como um todo e, em especial o mês de julho, foi memorável para várias destinos turísticos no Brasil, segundo aponta o Ministério do Turismo (MTur). De acordo com números da pasta, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Bonito, no Mato Grosso do Sul, alcançaram índices históricos no período.

Os Estados de Minas Gerais e Bahia também tiveram índices notáveis no período, conforme destaca o Ministério.

Foz do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, registrou a visita de 204.057 turistas e moradores da região em julho. Os estrangeiros representaram 36,4% da visitação. Dados dos primeiros sete meses do ano mostram que a unidade de conservação já recebeu 1.057.397 visitas em 2024.

Outras famosas atrações da cidade também computaram números impressionantes. O Worder Park Foz teve um surpreendente aumento de 98% na visitação em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 22.770 visitas. No “Show das Águas”, o recorde foi ainda maior, com um crescimento de 124% dos turistas.

Bonito

Divulgação
De janeiro a julho, o destino somou um total de 163.920 mil viajantes
De janeiro a julho, o destino somou um total de 163.920 mil viajantes

Outro destino bastante disputado, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, teve o maior número de visitantes em nove anos. Foram 30 mil pessoas apenas no mês de julho. A taxa de ocupação hoteleira da cidade chegou a 67%. De janeiro a julho, o destino somou um total de 163.920 mil viajantes, a maior parte vindo de São Paulo, com 38,52% do total. Em seguida, aparece o Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Minas Gerais

Minas Gerais também registrou números crescentes em um dos seus principais atrativos da capital Belho Horizonte. O famoso Palácio da Liberdade, recebeu 36 mil pessoas apenas em julho, alcançando um recorde no primeiro semestre de 2024. O número registrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) representa um aumento de 43% em relação ao mesmo período em 2023, quando o prédio histórico recebeu 25.569 visitantes.

O estado ainda registou a maior ocupação hoteleira em quatro anos para o mês. O crescimento foi de 12% na comparação ao ano anterior e os hotéis atingiram 88% de ocupação.

Bahia

Outro estado que comemorou bons números no período foi a Bahia. A capital, Salvador, registou 64,13% de taxa de ocupação hoteleira, maior do que a ocupação do mesmo mês do ano anterior (63.95%). Os números foram impulsionados pelo período de férias escolares da Região Sudeste, principal emissor de turistas para o local.

Aeroportos

Também durante as férias escolares do meio do ano, os principais aeroportos brasileiros alcançaram recordes de operações, totalizando 202.698 para o mês. O número indica aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O maior recorde foi do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), registrando um aumento de 100,2%. Confins (MG), Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA) também registraram aumentos para o mês.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados