Fila do visto americano atinge segundo menor patamar desde novembro de 2022
Na média dos postos que emitem o visto no Brasil, são 26,8 dias de espera do agendamento à entrevista
Na primeira semana deste mês, a fila para o agendamento da entrevista consular – etapa obrigatória para quem tira o visto dos Estados Unidos pela primeira vez – atingiu o segundo menor patamar desde novembro de 2022, quando a Viva América, empresa de assessoria imigratória para os EUA, começou a monitorar o tempo de espera.
Na média dos cinco postos diplomáticos dos EUA que emitem o visto no Brasil, são 26,8 dias de espera entre o agendamento e a realização da entrevista. Há exato um ano, eram 199,4 dias. A menor fila verificada pelo monitoramento foi na última semana de julho desde ano, com uma espera média de 24 dias.
“A pandemia e a consequente suspensão dos serviços consulares reprimiram a demanda pelo visto americano de Turismo. Com o fim da crise de Covid-19, houve uma inundação de pedidos, que sobrecarregou o sistema do Departamento de Estado dos EUA, fazendo com que esse tempo passasse dos 630 dias em alguns momentos”, explica Rodrigo Costa, CEO da Viva América.
Consulados com menor tempo de espera
- O Consulado de Porto Alegre tem o menor tempo de espera, de apenas três dias;
- Em seguida, vem o de Recife, com 18 dias de espera;
- Seguido pelo consulado dos EUA em São Paulo, com 30 dias de espera;
- No consulado do Rio de Janeiro, são 34 dias de espera, enquanto na embaixada de Brasília são 49.
“É importante destacar que o consulado da capital gaúcha ficou fechado em maio e junho em razão das chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, voltando a operar normalmente apenas a partir de 1º de julho. Houve também, por motivos óbvios, uma redução na demanda dos porto-alegrenses, já que a população teve que cuidar de questões mais importantes em razão das enchentes”, analisa Costa.