Da Redação   |   18/06/2024 11:16
Atualizada em 18/06/2024 11:20

Busca por visto americano aumenta em 2024, aponta estudo

Em 2023, a aprovação de vistos atingiu uma alta recorde, com apenas 11,9% das solicitações rejeitadas

Global Residence Index/Unsplash
Somente em maio de 2024 foram realizadas mais de 86 mil pesquisas na internet a respeito do tema
Somente em maio de 2024 foram realizadas mais de 86 mil pesquisas na internet a respeito do tema

Os brasileiros estão cada vez mais interessados em visitar os Estados Unidos, como aponta um novo estudo realizado pela Agência Conversion. Somente em maio de 2024 foram realizadas mais de 86 mil pesquisas na internet a respeito do tema, refletindo uma tendência que já vem se fortalecendo consideravelmente nos últimos anos.

Acredita-se que a estabilização do dólar na casa dos R$ 5 foi um fator determinante para o aumento do interesse. Segundo dados do Departamento de Estado dos EUA, desde 2022, o Brasil se tornou o terceiro país que mais solicita vistos americanos para lazer ou negócios, ficando atrás somente do México e da Índia. No período de janeiro a novembro de 2022, já haviam sido aprovados mais de 742 mil vistos brasileiros.

O momento também é bastante promissor para os brasileiros, que vêm apresentando uma taxa de aprovação recorde. Em 2023, apenas 11,9% das solicitações de vistos foram rejeitadas, representando a menor taxa de rejeição dos últimos nove anos. Os dados divulgados pela assessoria imigratória Viva América também apontam que o Brasil foi o 50º país com a menor taxa de rejeição no quesito, superando nações como Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Austrália e China.

O Departamento de Estado dos EUA também reforça que mais de 90% dos vistos solicitados pelos brasileiros são de turismo, mas a imigração também tem apresentado números crescentes. Em 2023, foi registrado um aumento de 20% de vistos imigratórios, acumulando mais de 2 mil. Desde 2017, o número de solicitações do gênero aumentou em 837,7%, saltando de 212 para 1.988.

Atualmente, a comunidade brasileira dos Estados Unidos é a maior em termos de imigração, com quase 2 milhões de brasileiros vivendo em território norte-americano. Estima-se que aproximadamente 30% dessas pessoas decidem migrar em busca de novas oportunidades de empreendimento e carreira – especialmente em áreas relacionadas a engenharia, ciência, tecnologia e matemática, que possuem um incentivo especial do governo local.

Já em termos de turismo, o Brasil também ocupa posições de destaque. Desde 2022, o país é o sétimo com maior quantidade de turistas visitando os Estados Unidos, que por sua vez ocupam a sexta posição no ranking de viajantes que mais gastam dinheiro em sua estadia nos EUA. Os números reforçam a razão pela qual os americanos têm sido tão flexíveis com os vistos brasileiros.

Para aqueles que desejam fazer uma viagem aos Estados Unidos em um futuro próximo, o momento é bastante promissor para procurar um visto e aproveitar esse período de aprovações em alta.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados