Pedro Menezes   |   08/08/2024 08:19
Atualizada em 15/10/2024 14:29

Cerca de 110 mil pessoas aguardam a cidadania italiana em todo o Brasil

Em 2023, só em São Paulo, o Consulado Italiano aprovou 7.844 pedidos, alta de 16% em relação a 2022

Pexels
150 mil solicitações para a cidadania italiana foram realizadas no ano passado no Brasil
150 mil solicitações para a cidadania italiana foram realizadas no ano passado no Brasil

Cerca de 15% dos brasileiros (30 milhões de pessoas) têm direito à cidadania italiana. Em 2023, só em São Paulo, o Consulado Italiano aprovou 7.844 pedidos, alta de 16% em relação a 2022. O recorde de cidadania reconhecida foi Porto Alegre, com 77% de aprovação nos pedidos. Os dados são da Embaixada Italiana no Brasil.

Ao todo, 150 mil solicitações para a cidadania italiana foram realizadas no ano passado no Brasil. Para o pedido, é necessário que o solicitante tenha descendência de alguém nascido na Itália, desde que essa pessoa não tenha perdido o direito por ter outra cidadania. Já no caso da distância parental não há limites. Sendo assim, o familiar italiano pode estar a infinitas gerações afastado do solicitante.

Tammy Cavaleiro, sócia da Você Europeu, advogada no Brasil e em Portugal, afirma que o número de brasileiros na fila de espera para a aquisição do direito é enorme e ressalta a importância de uma empresa especializada para dar andamento aos processos.

“Cerca de 110 mil brasileiros estão aguardando a cidadania italiana. É um procedimento complexo, que demanda compreensão sobre cada estágio, inclusive o da espera. Por isso, é importante uma orientação especializada para entender as necessidades do solicitante”

Tammy Cavaleiro, sócia da Você Europeu

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados