Campanha da Embratur para promover Brasil na Europa é lançada na Olimpíada
Campanha vai até 31 de agosto em países como França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália
A Embratur acaba de lançar, em Paris, a campanha “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, que promoverá os destinos brasileiros na Europa entre os dias 27 de julho e 31 de agosto.
O evento foi realizado na Casa Brasil, neste sábado (27), segundo dia oficial da Olimpíada de Paris, com as presenças da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e dos presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e do Sebrae, Décio Lima.
A campanha de promoção do Brasil na Europa é resultado de parceria entre a Embratur e o Sebrae e será exibida em TVs, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas em táxis e estações de metrô de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.
“A gente está falando de um protagonismo internacional que a gente nunca deveria ter perdido. A gente está falando do G20, a gente está falando da COP30, a gente está falando dos Brics, a gente está falando da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que vai ser em 27, no Brasil. É esse Brasil que está de portas abertas, é esse Brasil que está pronto para receber o mundo inteiro"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Na ocasião, houve ainda assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre os ministérios do Turismo, do Esporte e da Embratur para a promoção do turismo brasileiro em eventos internacionais esportivos.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforçou que a pauta do turismo precisa ser ampliada no Brasil. “O Brasil já é o 12º destino turístico do mundo. O turismo representa hoje 8% do nosso país e 97% desse público são micro e pequenas empreendedoras e empreendedores. Eu acredito que nós estamos vivendo um grande momento no Brasil. Temos que comemorar o caminho que o Brasil está tomando”, disse Décio Lima.
“Hoje, o Brasil é o país mais seguro da América do Sul para se fazer turismo. Isso é resultado dos esforços de toda a equipe de governo do presidente da República. Isso tem proporcionado que nosso país tenha um salto no turismo. Hoje, nos primeiros seis meses do ano, já alcançamos quase 3,6 milhões de turistas estrangeiros"
Celso Sabino, ministro do Turismo
A campanha na Europa
Com temática esportiva inspirada nos Jogos Olímpicos, o conceito é de que nos destinos brasileiros os turistas sempre saem ganhando com as paisagens exuberantes, a hospitalidade dos brasileiros, as amizades feitas no país e as experiências únicas.
São peças que divulgam o Rio de Janeiro (RJ), Pipa (RN), Jericoacoara (CE), Florianópolis (SC), Rio Tajapós (PA), Bonito (MS) e Arraial d’Ajuda (BA)
Mercado estratégico
O mercado europeu é um dos principais emissores de turistas aos destinos brasileiros. Em 2023, o Brasil foi o destino de longa distância mais procurado pelos turistas de Portugal, com 182.463 desembarques, registrando aumento de 21,85% em relação a 2022.
O cenário também é positivo em relação à Alemanha. O Brasil foi o 3º destino com maior volume de viagens dos alemães para a América Latina em 2023, sendo o 1º destino da América do Sul. Foram 158.582 alemães visitando os destinos nacionais, atrás apenas de países europeus como Portugal e França – um incremento de 31,42% de viajantes em relação a 2022.
O Brasil foi, ainda, o principal destino de viagem do Reino Unido para a América do Sul. O volume de viagens ao Brasil cresceu 48,15% em relação a 2022, com 130.239 britânicos em terras brasileiras.