Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abre a temporada de travessias
Período geralmente vai de maio a outubro e apresenta o caminho do complexo para turistas fãs da natureza
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, no Cerrado brasileiro, abriu oficialmente na última sexta-feira (7) a temporada de travessias, que em geral vai de maio a outubro.
Durante o período da estação seca, a Chapada recebe aventureiros do mundo todo em busca de experiências imersivas em conexão com a natureza, incluindo acampamentos para pernoites no parque, o que também só é liberado nesta época do ano.
São duas as travessias que se estendem pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Sete Quedas, que percorre um trajeto de 23,5 quilômetros e São Jorge Capela, que totaliza 23 quilômetros. Qualquer que seja a opção, o visitante que desejar pode ficar até quatro pernoites no parque, sendo dois em cada área de camping.
O parque normalmente abre às 8h, mas durante o período de travessias, a entrada é liberada a partir das 7h, para quem garantir a compra antecipada do ingresso. A recomendação, inclusive, é que quem for realizar a travessia deve acessar o parque no máximo até às 10h.
Planeje a visita
No Centro de Visitantes do Parque, todos recebem uma introdução sobre a travessia e a biodiversidade que irão explorar, mas é necessário atentar para alguns detalhes prévios.
Os pernoites, por exemplo, precisam ser comprados com antecedência e exclusivamente pelo site do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Quem deseja participar dessa aventura deve levar, obrigatoriamente, a própria barraca, e os insumos que desejar ou entender necessários.
Há duas áreas para os pernoites:
- Camping Sete Quedas - Tem capacidade para 40 pessoas/noite, conta com dois banheiros secos, um galpão rustico, mesas, bancos e pontos de rede.
- Camping Boa Sorte - Tem capacidade para 30 pessoas/noite, fica a 8km do início da Travessia São Jorge - Capela e Travessia Sete Quedas e possui belas paisagens no entorno. O local conta com banheiro seco e demarcação para as barracas.
Outros itens como mochila de ataque, roupas leves e confortáveis, calçados apropriados para caminhada, chapéu/boné, protetor solar, repelente e garrafa de água são indispensáveis. Além disso, os que planejam percorrer esses trajetos mais desafiadores devem estar em boa condição física.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é administrado pela Parquetur, qeu controla outros quatro grandes complexos naturais pelo Brasil e recentemente anunciou o executivo Heber Garrido, figura conhecida no trade, como gestor no departamento de Marketing.