Heber Garrido retorna ao setor de Turismo na Parquetur
Executivo agora faz parte do time da administradora, que gerência cinco parques naturais pelo Brasil
Após uma ausência desde setembro do ano passado, Heber Garrido volta ao cenário do Turismo, assumindo agora um novo papel. Reconhecido por sua experiência em grandes redes hoteleiras e resorts, principalmente em cargos de liderança nos departamentos de Vendas e Marketing, o profissional agora passa a representar uma coleção de parques naturais pelo País, como gestor de Marketing da Parquetur.
Administradora do uso público de parques naturais, a Parquetur tem foco na conservação e proteção da natureza com grande atuação na educação ambiental. E essas são as diretrizes de Garrido para orientar sua atuação.
Atualmente a companhia tem a concessão de cinco parques naturais. São eles:
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO);
- Caminhos do Mar (SP);
- Parque Nacional do Itatiais (RJ);
- Parque Estadual do Ibitipoca (MG);
- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).
Na lista de atribuições que o executivo organizou para si, ele cita as que devem ser as primeiras e principais para este momento de chegada à empresa:
- Alavancar o setor de parques;
- Dobrar visitação (em 2023, 9% da população nacional visitou parques nacionais);
- Ampliar a conscientização ambiental.
Também está na lista de planos do executivo efetivar parcerias com empresas conhecidas do setor de Turismo para enviar mais viajantes aos parques da rede. A ideia é montar projetos de incentivo, unindo as marcas e mostrando como a experiência nos parques pode ser uma opção interessante de viagem.
"Há um potencial gigantesco no ecoturismo dentro do Brasil e podemos aprender a explorar isso de muitas maneiras, nos conectando com grandes marcas"
Heber Garrido: carreira
Com mais de 30 anos no setor do Turismo, Heber Garrido tem passagens em cargos de liderança por Blue Tree Hotels, Transamerica Hospitality Group, Bourbon Hotéis, Aviva e Hot Beach.
Na nova função, ele acredita que reencontrou o propósito de seu caminho profissional. "Quando saí da minha última função, comecei a procurar algo que tivesse a ver com meu propósito, com aquilo que sempre quis pra mim. E o convite da Parquetur apresenta isso. Eu, que quando era criança queria lidar com a natureza como profissão, encontrei essa oportunidade", lembra.
No raciocínio do executivo, para trabalhar com parques esse componente da vontade e da sinergia é fundamental. "É sinergia e propósito", comenta.