Famtour da Flot visita Museu Botero, em Bogotá; veja fotos
Dez agentes de viagens mulheres acompanham exploram a capital da Colômbia a convite da operadora paulista
No primeiro dia do famtour da Flot na Colômbia, nessa sexta (31), o grupo de dez agentes de viagens – só mulheres – liderado pelo diretor da operadora, Eduardo Barbosa, conheceu o Museu Botero, no Centro Histórico da capital do país, Bogotá. Antes, uma surpresa, pois não estava no roteiro: as agentes visitaram o Cerro de Monserrate, onde está o Santuário do Senhor Caído. Também houve site inspections em hotéis da cidade.
Pela manhã, logo após o café, houve um site no hotel onde o grupo está hospedado – o Best Western Plus 93 Park Hotel. Como o grupo já conhecia os quartos, a visita técnica foi mais restrita: as agentes conheceram o sétimo andar, onde há um restaurante e um terraço com bela vista da cidade.
Logo após, Barbosa entregou o troféu de apoio ao famtour ao diretor geral Jorge Serrano e à executiva de Vendas Tour & Travel do hotel, Alejandra Alméciga. Também participou da entrega a diretora da Dorado Experiences, receptivo da Flot na Colômbia, Ruby García.
Acompanhada pela guia Catherine, depois o grupo seguiu para o Cerro de Monserrate, que pode ser acessado de funicular – como foi o caso, num percurso de apenas cinco minutos –, de teleférico ou a pé. O alto da montanha fica a 3.152 metros de altitude, ou seja, 512 metros de altitude mais alta que a altitude de Bogotá – 2.640 metros. Por isso, lá de cima, a vista da capital colombiana é ímpar.
Santuário do Senhor Caído
Além da atração de observar a vista, que já vale demais a subida, há no local o Santuário do Senhor Caído. É o terceiro edifício do templo católico, já que os dois primeiros foram destruídos por terremotos. No interior do santuário fica a Capela da Virgem de Montserrat.
Até chegar ao santuário, os turistas percorrem um caminho chamado de Via Crucis, com esculturas de todas as 14 estações que retratam os últimos momentos de vida de Jesus, de acordo com a tradição cristã. Tudo isso em meio a um jardim com árvores e flores típicas da Colômbia. O cerro reúne ainda restaurantes.
Centro histórico de Bogotá
Depois o grupo do famtour prosseguiu ao Centro Histórico. A primeira parada foi no sensacional e imperdível Museu do Ouro, com acervo de cerca de 34 mil peças de ouro e prata de diversas culturas pré-colombianas. Foi uma visita expressa que, mesmo assim, foi bastante curtida e elogiada pelas agentes.
O almoço, também no Centro Histórico, foi no Origen Bistro, de comida típica colombiana. Na ocasião, Barbosa entregou outro troféu de apoio ao famtour. Desta vez foi para o ProColombia, órgão governamental de promoção do turismo, representada por Marcela Ortíz.
Museu Botero
Com a energia renovada pelo excelente almoço, as profissionais de Turismo conheceram o fantástico Museu Botero. Com um fabuloso acervo de pinturas e esculturas do genial artista colombiano, que nasceu em Medellín e morreu em 2023 aos 91 anos.
Assim como para a literatura, com Gabriel García Márquez, por exemplo, Botero elevou mundialmente o nome da Colômbia com suas figuras rechonchudas.
Após uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico e uma parada na Praça Bolívar, onde há vários edifícios históricos, o grupo seguiu para o hotel.
No final da tarde o famtour seguiu para o Grand Hyatt Bogotá. No luxuoso hotel, o grupo fez um site inspection, seguido de jantar, no prédio inaugurado em 2018 com 374 apartamentos e ampla área de eventos. Quem acompanhou as agentes foi o gerente de Vendas Nicolás González.
Durante o jantar, última atividade dessa sexta, Barbosa entregou o troféu da Flot em apoio ao famtour para González e também para a representante do Instituto Distrital de Turismo, órgão da prefeitura que promove Bogotá, Natalia Echavarría.
Claudio Schapochnik, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens com seguro de viagem GTA