Flot visita premiado roteiro do Quilombo Cultural de São Luís, no Maranhão
12 agentes de viagens do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil realizam famtour pela Rota das Emoções
O último dia do famtour realizado pela Flot com 12 agentes de viagens do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil pela Rota das Emoções teve experiências que são novidade no circuito turístico da capital maranhense. Recebidos pela equipe da Secretaria de Turismo de São Luís, os profissionais conheceram o premiado roteiro Quilombo Cultural, lançado em 2022, com destaque para a produtora Novo Quilombo e o terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo.
A visita ao bairro da Liberdade, considerado o maior quilombo urbano da América Latina em conjunto com os bairros Diamante, Fé em Deus e Camboa, começou com Natasha Sá e Fernanda Napoleão, da Setur de São Luís, explicando aos agentes de viagens sobre as possibilidades oferecidas pelo novo roteiro que recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2022 e venceu o Prêmio Nacional de Turismo em 2023 na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo”.
"Em parceria com as comunidades locais, a Prefeitura de São Luís construiu o roteiro Quilombo Cultural selecionando as melhores casas da região para receber o Turismo brasileiro e internacional. Damos todo o apoio aos agentes de viagens que querem trazer turistas para cá e oferecemos capacitações online para ajudar os profissionais a vendê-lo de maneira mais eficiente aos seus clientes", contou a coordenadora de Operações Turísticas da Setur de São Luís, Natasha Sá.
Detentor da maior parcela de população negra da capital maranhense, o bairro da Liberdade conta com dez paradas oficiais elaboradas pela Setur municipal, e todas podem ser conferidas em detalhes no site oficial da secretaria. Durante a visita do famtour da Flot, uma delas foi na produtora Novo Quilombo, onde Alberto da Liberdade contou aos agentes de viagens sobre as origens do bairro e os projetos culturais que são realizados atualmente.
No espaço recentemente reformado, é possível fazer uma imersão na história da comunidade que recebeu fortes influências culturais africanas e caribenhas, com destaque para o reggae, que no Maranhão possui características únicas, a exemplo do modo de dançar "agarradinho", de olhos fechados, no puro romance.
Turismo sem preconceitos
A segunda parada do dia que faz parte do roteiro Quilombo Cultural de São Luís foi o terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo, onde os agentes de viagens puderam conhecer melhor sobre práticas relacionadas a religiões de matriz africana e como o local está de braços abertos para receber visitantes que buscam entender mais sobre a temática.
"No Maranhão, mais de 75% da população se identifica como negra ou parda, e desde 2015 a Secretaria de Turismo de São Luís tem trabalhado para mapear, selecionar e qualificar as melhores casas dos bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa. Desenvolvemos o roteiro Quilombo Cultural de maneira plural, com o objetivo de integrar estas comunidades à sociedade e mitigar o preconceito que ainda existe em relação às religiões de matriz africana e à cultura negra de maneira geral", comentou o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos.
Além da produtora Novo Quilombo e do terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo, o roteiro Quilombo Cultural de São Luís oferece visitas ao Mercado Municipal da Liberdade, aos blocos afro Abiyeyé Maylô e Netos de Nanã, aos grupos de bumba meu boi da Floresta e de Leonardo, ao tambor de crioula da Maracrioula e ao tradicional Os Indomáveis Show.
Veja as fotos do famtour da Flot Viagens ao bairro da Liberdade:
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot com o seguro GTA.