Turismo no Rio cresce 12,1% com show de Madonna
Alta no setor está associada ao desempenho de hotéis (+10,6%) e transporte (+16,7%)
O faturamento do Turismo na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de maio, cresceu 12,1% ante período comparável do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado deste ano deve-se ao show da Madonna no sábado (4) em Copacabana, que reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas.
A alta no setor está associada ao desempenho de hotéis (+10,6%) e transporte (+16,7%). O faturamento do setor de Supermercados e Hipermercados também cresceu, com alta de 6,9%.
Outro setor que surfou no show da artista foi o de Varejo Alimentício Especializado (+1,7%), puxado principalmente pelas vendas em lojas de bebidas. Os donos desses estabelecimentos viram o faturamento subir 19%.
Quem não teve motivos para comemorar foi o setor de Alimentação (Bares e Restaurantes), cujas vendas caíram 4,4%.
O varejo total na cidade do Rio cresceu 3,3%. As vendas nas lojas de rua subiram 4,4%; enquanto o comércio dos shoppings encolheu 4,2%.
“A cidade do Rio de Janeiro vivia grande expectativa com o último show da turnê Celebration da Madonna. Era natural que o evento, que reuniu uma quantidade enorme de pessoas, aquecesse o Varejo, em especial aqueles segmentos ligados ao Turismo”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.