Show da Madonna: Hotelaria do Rio se diz prejudicada por sites como Airbnb
Sociedade deve debater regulamentação dos sites, sob pena de ver hotelaria sucateada, diz HotéisRio
A HotéisRio divulgou nesta quinta-feira, dia 2, a quinta e última prévia da pesquisa de ocupação dos hotéis do município do Rio de Janeiro para o período do show da artista Madonna, que acontece no próximo sábado, dia 4, na Praia de Copacabana. Segundo o levantamento, a média na cidade está em 83,72%.
A entidade esperava uma ocupação mais elevada no Rio de Janeiro para o show da Madonna, dada a magnitude do evento, e diz que isso só não ocorre devido a uma concorrência desleal enfrentada por plataformas de hospedagens informais. A HotéisRio não cita nominalmente o Airbnb, apesar dessa ser o mais popular meio de locação residencial para temporada no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da HotéisRio, Alfredo Lopes, esse é o maior show da turnê de uma das principais artistas pop da história e deveria provocar mais impactos nos hotéis.
“Em outros tempos, todos os hotéis da cidade, e não apenas os de Copacabana, estariam lotados e com bastante antecedência. Entretanto, atualmente há uma fuga dessas reservas para os meios de hospedagem informais, proporcionados pelas plataformas de locação. A boa ocupação da região da Barra/Recreio, inclusive, pode estar relacionada também à realização dos eventos UFC 301 e On Rio City Half Marathon 2024. A sociedade deve debater regulamentação e tributação das plataformas, sob pena de ver sua rede hoteleira sucateada”
Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio
Média de Ocupação para o Show da Madonna
- Copacabana/Leme: 95,95%
- Ipanema/Leblon: 82,40%
- Centro: 76,69%
- Barra/Recreio: 73,02%
- Flamengo/Botafogo: 69,91%