Feriado da Semana Santa deve movimentar mais de 2 milhões de viajantes
Aeroportos de todo o Brasil devem receber viajantes até segunda-feira, 1º de abril
O feriado da Semana Santa deste ano promete levar turistas de todo o Brasil a destinos nacionais, seja em busca de atividades religiosas ligadas à data ou apenas para descansar. Segundo um levantamento feito pelo MTur (Ministério do Turismo), a partir de informações das principais concessionárias aéreas do País, a estimativa é que mais de 2,2 milhão de passageiros circulem pelos aeroportos do Brasil.
O Aeroporto de Guarulhos (SP) registra a maior previsão de movimento: aproximadamente 535 mil passageiros em voos nacionais e internacionais entre os dias 28 de março e 1º de abril. Já nos 17 aeroportos operados pela Aena, mais de 3,3 mil voos estão previstos para a Páscoa, com mais de 503 mil assentos ofertados.
No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), são esperados 242 mil passageiros, envolvendo 162 mil voos domésticos e 80 mil internacionais. O fluxo de viajantes no local é 98% maior que em 2023 e representa um aumento de 6% na comparação com 2019 (pré-pandemia).
Em Campinas (SP), 248 mil passageiros transitarão no Aeroporto de Viracopos entre 28 de março e 2 de abril. Os dias de maior movimento devem ser a quinta-feira (28), com 44 mil pessoas; a segunda-feira (1), com 53,3 mil, e a terça-feira (2), com 47,2 mil turistas embarcando ou desembarcando.
Já o Aeroporto Internacional de Brasília (DF) estima a circulação de 175 mil passageiros. Para o período, estão previstos cerca de 1,3 mil pousos e decolagens. A maioria dos voos na capital federal tem como destino as regiões Sudeste e Nordeste do país, sendo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE) as localidades mais procuradas.
Aeroportos gerenciados pela concessionária CCR, por sua vez, devem receber aproximadamente 230 mil passageiros, o que representa um crescimento de 29% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O Aeroporto Internacional de Curitiba (PR) deve apresentar o maior número de embarques e desembarques (65 mil), seguido pelos terminais de Goiânia-GO (35 mil), Navegantes-SC (27 mil), Foz do Iguaçu-PR (24 mil) e São Luís-MA (17 mil).
Turismo Religioso
Tradicional data do calendário de festas religiosas no Brasil, o feriado da Semana Santa movimenta o setor turístico, especialmente pelo deslocamento de fiéis para famosos destinos da celebração católica.
Entre os roteiros da fé está o município de Brejo da Madre de Deus (PE), onde é realizada, desde 1968, a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Neste ano as apresentações começaram no dia 23 e seguem até 30 de março, devendo reunir mais de 70 mil pessoas no agreste pernambucano.
O famoso espetáculo da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF), distante 42 km de Brasília (DF), espera receber 100 mil fiéis. O espetáculo atrai inúmeros fiéis e turistas, que lotam a região ao longo dos dias de realização do evento.
Em Minas Gerais, a Semana Santa oferece uma programação diversa, que une tradições e ritos da fé e da religiosidade em missas, procissões e encenações da Paixão de Cristo, entre outras atividades. O programa turístico Minas Santa, que conta com a adesão de aproximadamente 600 municípios do estado, está repleto de atrações e espera receber mais de 400 mil turistas neste ano.