Aena anuncia obras de melhoria em Aeroportos do Mato Grosso do Sul
Aeroportos de Campo Gande, Corumbá e Ponta Porã passarão por reformas que serão concluídas em 2026
A Aena Brasil anunciou, durante evento em São Paulo, um investimento de R$ 4,5 bilhões para 11 equipamentos de infraestrutura comandados pela concessionária espanhola. Entre eles estão os aeroportos de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá, todos no Mato Grosso do Sul.
Para o Aeroporto de Campo Grande está prevista a construção de um segundo piso no terminal de passageiros e novas pontes de embarque e desembarque. Para Ponta Porã está prevista uma ampliação que vai triplicar o tamanho total do Terminal de passageiros. Já no Aeroporto de Corumbá será realizada uma obra que irá dobrar a superfície de área pública.
Segundo a Aena as obras devem começar no segundo semestre deste ano e a expectativa de conclusão é para o ano de 2026.
Confira abaixo as melhorias previstas para cada um dos aeroportos do Estado do Mato Grosso do Sul:
Melhorias no aeroporto de Campo Grande
As reformas propostas vão permitir ao aeroporto atingir uma capacidade de 2,6 milhões de passageiros ao ano. São melhorias de grande porte, com a construção de um segundo piso no terminal de passageiros, instalação de pontes de embarque, reforma do pátio de aeronaves e ampliação do estacionamento. As reformas em Campo Grande também vão permitir que o aeroporto esteja preparado para receber voos internacionais. A Aena assumiu a gestão do aeroporto em 13 de outubro.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros, passando de 10.000 m² para 12.000 m²
- Sala de embarque com cinco portões em área de 1.036 m²
- Restituição de bagagem com 2 esteiras em área de 373 m²
- Balcões de check-in com 20 posições em área de 190 m²
- Três controles de segurança (raios-x) com 113 m²
- Ampliação do estacionamento
- Reforma do pátio com 11 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
- Implantação de pontes de embarque
- Possibilidade de atender voos internacionais
- Realocação do ponto de abastecimento de aeronaves, que atualmente se localiza fora do pátio e será transferido para a área interna do sítio aeroportuário
- Construção de uma taxiway de saída rápida para acesso à área militar
Melhorias no aeroporto de Ponta Porã
Uma ampliação robusta será realizada no terminal de passageiros, oferecendo uma experiência muito melhor para os usuários. A área construída vai passar dos atuais 800 m² para 2.600 m², com o espaço da sala de embarque quadruplicado e a superfície da área pública nove vezes maior. O COA também vai ganhar um novo prédio. O pátio vai contar com três posições para aeronaves tipo C. Foi integrado à rede Aena em 7 de novembro.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 800 m² para 2.600 m²
- A superfície da área pública será nove vezes maior
- Novo edifício para órgãos públicos
- Sala de embarque com 2 portões em área de 350 m²
- Balcões de check-in com quatro posições em área de 70 m²
- Um controle de segurança (raios-x) com 40 m²
- Restituição de bagagem com 1 esteira em área de 130 m²
- Reforma do pátio com três posições de estacionamento para aeronaves tipo C
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
- Adequação da faixa preparada
- Novo pátio para aviação geral
Melhorias no aeroporto de Corumbá
Ao fim das obras promovidas pela Aena, o aeroporto de Corumbá vai dobrar a capacidade operacional, que poderá alcançar 100 mil passageiros ao ano. No lado ar, haverá uma bateria de melhorias e revitalizações, com foco no aumento da segurança operacional. Também serão implantadas quatro posições de estacionamento tipo C no pátio. A Aena assumiu a administração do aeroporto em 10 de novembro.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 1.950 m² para 2.850 m²
- A superfície da área pública será duas vezes maior
- Sala de embarque com dois portões em área de 350 m²
- Balcões de check-in com quatro posições em área de 70 m²
- Um controle de segurança (raios-x) com 40 m²
- Restituição de bagagem com um hipódromo em área de 130 m²
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
- Adequação da faixa preparada
- Instalação de PAPI na cabeceira 09
- Reconfiguração do pátio de aviação geral