Carnaval movimentará quase 50 milhões de pessoas no Brasil
MTur estima que a festa deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos
Neste ano, o Carnaval brasileiro promete arrastar multidões e registrar uma das maiores movimentações de público dos últimos anos. De acordo com um levantamento do Ministério do Turismo, divulgado nesta sexta-feira (9), mais de 49 milhões de pessoas devem curtir a folia nos quatro cantos do Brasil. O número é 6,5% maior do que o registrado na última festividade. O dado reforça a crescente expectativa de crescimento do Turismo doméstico e internacional em 2024.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, que deu o pontapé da festividade nesta sexta-feira no Rio de Janeiro (RJ), ao participar da cerimônia de entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, o Carnaval proporciona muito além da alegria e diversão.
"Temos dados que comprovam a importância desta festividade para a nossa economia. São bilhões de reais movimentados, são milhares de empregos que colocam comida na mesa dos brasileiros. E sem contar, é claro, na valorização da cultura nacional, que é bastante celebrada nesse período".
Celso Sabino, ministro do Turismo
Somente na cidade de São Paulo (SP), a prefeitura estima a movimentação de mais de 15 milhões de pessoas entre bloquinhos e desfiles das escolas de samba que acontecem durante a folia. Já no Rio de Janeiro (RJ), a Riotur espera 5 milhões de foliões pulando Carnaval na capital fluminense. Ainda na região Sudeste, o estado de Minas Gerais prevê mais de 12 milhões de pessoas participando do Carnaval, sendo 5,5 milhões na capital, Belo Horizonte.
Na região Norte, Marabá (PA) aguarda 100 mil pessoas e em Manaus (AM), 15 mil foliões devem aproveitar o Carnaboi, tradicional no Estado. Já na região Sul, a Secretaria de Turismo do Paraná divulgou que 1 milhão de pessoas irão aproveitar as festas no estado.
Estrangeiros
De acordo com um estudo feito pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, a expectativa é que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas internacionais no período carnavalesco. Esses visitantes devem deixar mais de R$ 900 milhões em receitas na economia do País durante as festividades, expectativa 6% acima do arrecadado em 2019, período pré-pandêmico.
Voos extras
As empresas aéreas ampliaram a oferta de voos extras no período, disponibilizando 1.104 operações espalhadas de Norte a Sul do País. No caso da Latam, serão 500 viagens adicionais entre os dias 9 e 16 de fevereiro, totalizando 5,8 mil pousos e decolagens domésticas e internacionais.
Já a Gol realizará cerca de 350 voos extras de 8 a 18 de fevereiro, uma alta de 7% em relação à oferta regular. E a Azul vai disponibilizar 234 voos adicionais de 9 a 19 de fevereiro, o que representa um crescimento de 59% ante o último Carnaval.
Movimentação econômica
Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o período carnavalesco, neste ano, deve movimentar R$ 9 bilhões no setor turístico de todo o País, uma alta de 10% na comparação com a festa de 2023. É a primeira vez em que o valor poderá ultrapassar os níveis pré-pandemia.
Já o segmento de bares e restaurantes espera lucros 15% superiores a 2022 em capitais como de Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). A procura por pacotes de viagens nacionais no Carnaval também registra avanço. Segundo a plataforma Decolar.com, o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% ante a mesma época de 2023.
Cuidados para o Carnaval
Em mais uma ação nas redes sociais, o Ministério do Turismo está divulgando, desde o inicio da semana, uma série de conteúdos informativos para os foliões turistas aproveitarem esta que é uma das festas mais populares do mundo. Entre os assuntos estão: dicas de saúde, de segurança, de respeito e atenção às mulheres e às crianças e adolescentes, além de dicas de destinos fora dos grandes centros para aproveitarem o feriado.
"O Carnaval é uma festa de alegria, mas também de responsabilidade e respeito. Precisamos garantir que todos possam aproveitar com segurança e com dignidade. Principalmente, queremos enfatizar o respeito pelas mulheres, pelas crianças e pelos adolescentes. Eles merecem curtir o Carnaval sem qualquer forma de assédio ou violência. Se uma mulher disser NÃO, É NÃO! E se verificar qualquer indício de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie. Disque 100!", destacou o ministro Celso Sabino.