Em Las Vegas, pedestres estão proibidos de parar nas passarelas
Infratores podem pegar até seis meses de prisão ou receber multa de US$ 1 mil
Agora é proibido ficar parar nas passarelas de pedestres na Las Vegas Strip, onde os visitantes costumam fazer uma pausa para tirar fotos em meio às luzes brilhantes dos cassinos ou para assistir a artistas de rua. Os infratores da lei que entrou em vigor na terça-feira (16) podem pegar até seis meses de prisão ou multa de US$ 1 mil.
Os comissários do condado de Clark votaram por unanimidade este mês para aprovar a medida que proíbe as pessoas de “parar e/ou se envolver em uma atividade que faça outra pessoa parar” nas passarelas de pedestres da Strip. Isso também inclui até seis metros ao redor de escadas, elevadores e escadas rolantes conectadas.
A proibição não inclui parar se uma pessoa estiver esperando para usar elevador, escada ou escada rolante.
O condado de Clark disse em um comunicado que sua “lei de fluxo da zona de pedestres” não se destina a artistas de rua ou pessoas que param para tirar fotos, mas sim a aumentar a segurança pública, garantindo um fluxo contínuo de tráfego de pedestres através das pontes. A medida “ajudará a garantir que o nosso destino turístico de classe mundial continue a ser um local seguro para as pessoas visitarem e atravessarem”, afirma o comunicado.
Mas os opositores dizem que a proibição viola os direitos protegidos pela Primeira Emenda.
“Isso pode significar o direito de protestar. Isso pode significar alguém que compartilha expressões de sua fé. Isso pode significar um artista de rua”, disse Athar Haseebullah, diretor executivo da União Americana pelas Liberdades Civis de Nevada. Esses direitos, disse ele, são “protegidos ao mais alto nível” em espaços públicos, incluindo pontes de pedestres.
O condado disse que planeja instalar placas na Strip identificando os locais onde é proibido parar ou ficar em pé.
Com informações da Associated Press.