Trem de Las Vegas à Califórnia: Brigthline recebe investimento de US$ 3 bi
Brightline West ligará passageiros a estações vizinhas de Los Angeles
A Brightline, empresa de trem que recentemente inaugurou uma linha atravessando a Flórida, terá um serviço ferroviário no oeste dos Estados Unidos. O Brightline West ligará dois dos principais Estados norte-americanos: Nevada, onde fica Las Vegas, e Califórnia, na parte Sul, onde ficam destinos como Los Angeles, San Diego, Anaheim, Santa Monica, e outros.
O presidente estadunidense, Joe Biden, anunciou um investimento de US$ 3 bilhões por meio de um programa de colaboração Federal-Estadual para a consolidação da Brightline West. O trem deve ser 100% elétrico, sinônimo de zero emissão de carbono, e deve se tornar um dos meios de transporte mais amigáveis ao meio ambiente dos Estados Unidos.
A pista terá cerca de 350 quilômetros de extensão, para um trem que poderá alcançar 321 quilômetros por hora. O sistema contará com três estações de serviço completo em Las Vegas, Victor Valley e Rancho Cucamonga, Califórnia.
Em Las Vegas, a estação de trem Brightline West promete dar fácil acesso à principal via da cidade, Las Vegas Strip, ao Las Vegas Convention Center e ao Allegiant Stadium.
Já as estações californianas dão acesso direto ao California Metrolink, um dos principais sistemas de transporte público de Los Angeles, com acesso a Union Station.
Segundo a Brightline West, os novos trens levarão passageiros de Las Vegas a Rancho Cucamonga em cerca de duas horas, duas vezes mais veloz do que o tempo médio de carro.
Biden compareceu a evento na semana passada, ao lado do governador de Nevada, Joe Lombardo, com outras autoridades governamentais e do setor de transportes, onde oficializou a inversão.
Ainda não foi divulgada a previsão para entrega da obra.
Recentemente, a Brightline inaugurou a tão esperada linha ferroviária Miami-Orlando.