Bahamas alcança marca recorde de visitantes em 2023: 8 milhões
Para 2024, meta é aumentar ainda mais o número de turistas, principalmente vindos do Brasil
Bahamas alcançou uma marca recorde de visitantes em 2023: foram 8 milhões entre janeiro e novembro deste ano. Mas o país, composto por 16 ilhas destino, quer mais para 2024, quando a meta é 9 milhões de visitantes, distribuidos em chegadas por ar e mar.
Segundo o Ministério do Turismo, Investimento e Aviação das Bahamas, estratégias e colaborações com as principais empresas de cruzeiros, desenvolvimento de novos portos e aumento do transporte aéreo, contribuíram significativamente para o aumento do número de visitantes.
As chegadas de cruzeiros, entre janeiro e novembro, aumentaram mais de 60% em relação ao mesmo período de 2022 e 45% em relação a 2019, pré-pandemia. Já as chegadas estrangeiras por avião aumentaram mais de 20% em relação ao ano passado.
Brasil é o principal mercado das Bahamas na América Latina
Hoje, a Copa Airlines conecta o Brasil e as Bahamas, com escala no Panamá, com voos saindo de seis cidades brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Manaus.
"Atualmente temos três voos semanais. Na alta temporada, aumentamos para quatro voos por semana, com expectativa de consolidar essa frequência. Mas estamos trabalhando com o governo das Bahamas para tornar esse voo diário", explica o country manager da Copa Airlines, Raphael de Lucca.
O esforço para uma maior conectividade entre Brasil e Bahamas não é à toa. Atualmente, segundo Bridgette King, diretora executiva de Vendas Globais e Marketing das Bahamas, o Brasil é o principal mercado da América Latina para o país.
Ainda, recentemente, o Ministério de Turismo das Bahamas nomeou Phelan Ferguson como gerente geral no Departamento de Vendas da América Latina. "Estou muito feliz em ter meu primeiro compromisso no mercado mais importante para as Bahamas na América Latina", disse Fergunson, que está no Brasil com uma comitiva das Bahamas para uma sales mission.